História, perguntado por cdsf, 10 meses atrás

Enquanto persistirem as grandes diferenças sociais e os níveis de exclusão que conhecemos hoje no Brasil, as políticas sociais compensatórias serão indispensáveis, além da urgência em promover o acesso universal aos serviços sociais de base — educação, saúde, saneamento, moradia. Porém, o emprego e o autoemprego decentes constituem a melhor maneira de atender às necessidades sociais por duas razões: a inserção no sistema produtivo oferece uma solução definitiva, enquanto as medidas assistenciais requerem financiamento público recorrente; em termos psicológicos, o exercício do direito ao trabalho promove a autoestima, oferece oportunidades para a autorrealização e o avanço na escala social, ao contrário do desânimo e da falta de perspectivas vivenciados por assistidos crônicos.

SACHS, I. Inclusão social pelo trabalho decente: oportunidades, obstáculos, políticas públicas. Estudos Avançados, v. 18, n. 51, 2004 (adaptado).

De acordo com o texto, o trabalho é uma forma eficiente de inclusão social porque

a) garante a autossuficiência das pessoas.
b) estimula a competição dos indivíduos.
c) promove a ascensão da classe operária.
d) complementa os programas do governo.
e) desenvolve a qualificação da mão de obra.

Soluções para a tarefa

Respondido por thaynnaba
14

Sobre o texto que trata sobre o trabalho temos que a resposta certa é a: a) garante a autossuficiência das pessoas.

Isso porque o texto fala que as políticas compensatórias são de fundamental importância para promover maior igualde de oportunidades.

No entanto, essas políticas não podem ser para sempre tendo em vista diversos fatores.

Assim, temos que é importante para o trabalhador se sentir útil naquilo que está fazendo o que permite uma importante inserção do trabalhador.

espero ter ajudado!


camilarzrg: geelie agradece
Perguntas interessantes