enquanto falantes nativos de português, não devemos pensar as manifestações reais de nossa língua materna pelas noções de certo e errado tradicionais, mas pelos conceitos de adequado e inadequado ao contexto, porque tais manifestações refletem o uso da língua nos mais diferentes contextos, sob as mais diversas intenções. por exemplo, não se espera que um jovem junto a seus colegas, em uma lanchonete, diga: "vamos ao shopping assistir a um filme", mas se espera: "vamos no shopping assistir um filme". igualmente, não seria adequado a um professor universitário dizer a seus alunos: "pessoal, eu tô orgulhoso do cêis". ciente disso, classifique, conforme a legenda, o nível de linguagem usado em cada um dos textos seguintes. a - nível coloquial-popular b - nível formal-culto c - nível técnico ou profissional d - nível artístico ou literário
Soluções para a tarefa
Resposta:
B, C, A, D
Explicação:
Fica explícito na primeira figura o texto formal pois é um artigo científico. Na segunda figura a linguagem do médico é extremamente técnica, tanto que o paciente se assusta. Na terceira figura a maneira regionalista é vista claramente, na fala popular. O texto brinca com as palavras expondo a forma artística/literária.
Observando os textos expostos no enunciado, pode-se afirmar que o tipo de linguagem utilizada neles é representada pela sequência B,C,A e D.
Por que os outros níveis de linguagem não estão errados?
A linguagem falada não deve necessariamente seguir as regras ortográficas e gramaticais de determinado idioma. Ela pode representar a cultura de um povo através das diversas variações que sofre com o decorrer do tempo.
Logo, essas variações não devem ser vistas como erro, mas sim como um processo natural de enriquecimento do idioma.
Saiba mais sobre variação linguística em: brainly.com.br/tarefa/5839074
#SPJ5