“Enquanto direcionalidade, os padrões polares geralmente se referem ao mesmo conceito: um padrão polar é um gráfico visual que fornece detalhes sobre a captação de um microfone. Trata-se de uma representação de um círculo completo (360°) com círculos concêntricos em torno dele. Considere que quanto mais longe você vai a partir do centro, mais forte será a sensibilidade do diafragma do microfone nesta direção”.
(BUNKER 4.0.9. Padrões polares e direcionalidade. In: Blog Bunker 4.0.9. [S.l.]: Bunkerblog.com.br, 3 ago 2016.).
O texto trabalha o conceito de padrão polar para direcionalidade de todos os microfones. As sensibilidades dos diafragmas privilegiam direções específicas. Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir:
I. Os microfones cardioides têm padrões de direcionalidade mais bem definidos que os microfones omnidirecionais. São hiperdirecionais, com ângulos de abrangência bastante limitados e sem nenhuma sensibilidade lateral.
II. Microfones direcionais trabalham com ângulos de abrangência mais específicos, privilegiando áreas frontais com alguma sensibilidade lateral.
III. Bidirecionais são aqueles microfones com padrão direcional que privilegiam o posicionamento da boca, por isso, comumente são microfones de lapela para produções televisivas.
IV. Os microfones com padrão em 8 privilegiam as áreas laterais, apontando para lados opostos.
V. Supercardioides e hipercardioides são microfones que captam, primariamente, os sons frontais. São, portanto, microfones direcionais.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. II e V, apenas.
b. I, II e III, apenas.
c. Todas estão corretas. Incorreto
d. II, IV e V, apenas.
e. III, IV e V, apenas.
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d - II, IV e V, apenas. (CORRETO)
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Resposta certa é d. II, IV e V apenas.
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