Enquanto alguns industriais, comerciantes e banqueiros exibiam seu progresso nas exposições universais, as organizações de trabalhadores desenvolveram uma postura crítica em relação a esses eventos. Leia a seguir um trecho de um manifesto convocando operários para um congresso em Paris.
A classe capitalista convida os ricos e poderosos a vir contemplar e admirar a Exposição Universal [de Paris], obra dos trabalhadores condenados à miséria em meio às mais colossais riquezas que nenhuma sociedade humana jamais possuiu.Nós, socialistas, perseguimos a libertação do trabalho, a abolição do regime de salários, a criação de uma ordem de coisas na qual, sem distinção de sexo nem de racionalidade, todos e todas tenham direitos às riquezas frutificadas no trabalho comum. São os produtores a quem nós convocamos a Paris para o 14 de Julho. Apud: HARDMAN, Francisco Foot. Trem fantasma: a modernidade na selva. São Paulo: Companhia das Letras, 1988, p. 65.
Qual é a mensagem principal desse manifesto? O que ele critica?
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
Resposta:
A mensagem principal é que todas as pessoas (trabalhadores) não devem ser distinguidas por sexo, nacionalidade pois todos temos direitos e riquezas, frutificados no trabalho comum/Critica a existência da libertação do trabalho e a abolição do regime de salários
Perguntas interessantes
Biologia,
6 meses atrás
Ed. Física,
6 meses atrás
Biologia,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás