Enquanto a geração Z, dos jovens que nasceram a partir do fim dos anos 1990, faz sua estreia no mercado de trabalho, os baby boomers – nascidos entre 1946 e 1964 – se encaminham para aposentadoria. Ligando a base – repleta de novatos – ao topo, lugar ainda bastante ocupado por veteranos, duas letras que nomeiam gerações: X (nascidos entre 1960 e 1980) e Y (nascidos entre 1981 e meados da década de 1990). Assim, a diversidade etária se faz completa no ambiente corporativo. À parte o perigo das generalizações, há distinções que procedem. Entre as principais, estão aspectos como a dificuldade maior que, em geral, baby boomers podem enfrentar com aparatos tecnológicos, em oposição à extrema facilidade dos profissionais Y e dos Z neste campo.
De acordo com sociólogo inglês Philip Abrams, podemos definir o conceito de geração a partir de:
Escolha uma:
a. O curso da vida + o da experiência histórica.
b. A história da infância + o tempo de trabalho.
c. O tempo de juventude + o tempo de velhice.
d. O tempo de experiência profissional + idade.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a. O curso da vida + o da experiência histórica.
Explicação:
Para Abrams, o início de uma geração é marcado por descontinuidades importantes até então dominantes em determinada época histórica e institucional. Novamente, o tempo histórico-social e seus ritmos é visto como central para a definição das novas gerações e identidades sociais. Mais precisamente: é o processo de mudança que produz o anterior e o posterior.
Nesta perspectiva, gerações é o lugar em que dois tempos diferentes – o do curso da vida, e o da experiência histórica – são sincronizados. O tempo biográfico e o tempo histórico fundem-se e transformam-se criando desse modo uma geração social.
Resposta: As duas afirmações são verdadeiras, e a asserção II justifica a asserção I.
Explicação:
Leia o texto a seguir:
Enquanto a geração Z, dos jovens que nasceram a partir do fim dos anos 1990, faz sua estreia no mercado de trabalho, os baby boomers – nascidos entre 1946 e 1964 – se encaminham para aposentadoria. Ligando a base – repleta de novatos – ao topo, lugar ainda bastante ocupado por veteranos, duas letras que nomeiam gerações: X (nascidos entre 1960 e 1980) e Y (nascidos entre 1981 e meados da década de 1990).
Em relação a comportamentos, a estabilidade tão desejada pela geração X também é oposta à impulsividade multidisciplinar dos novatos, que surgem mais individualistas e ligados a seus próprios valores pessoais, em um mundo altamente conectado. Outro exemplo é o estilo de liderança, focado em comando e controle no caso de baby boomers e dos X, e mais horizontalizado para os Y e Z.
A respeito do comportamento do consumidor, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A empresa do futuro é aquela capaz de conciliar diferentes gerações em um mesmo ambiente de trabalho, extraindo o que cada uma tem de melhor e equilibrando os potenciais individuais em função do bem-estar coletivo.
PORQUE
II. Todas as gerações têm o que ensinar e a aprender umas às outras.
A respeito das afirmações, é correto afirmar que:
- A asserção I é falsa, e a asserção II é verdadeira.
- A asserção I é verdadeira e a asserção II é falsa.
- As duas afirmações são verdadeiras, mas a asserção II não justifica a asserção I.
- As duas afirmações são falsas.
- As duas afirmações são verdadeiras, e a asserção II justifica a asserção I.