Enfisema pulmonar, o que é?
O enfisema pulmonar é uma doença respiratória na qual os pulmões perdem a elasticidade devido à exposição constante a poluente ou tabaco, principalmente, o que leva à destruição dos alvéolos, que são estruturas responsáveis pela troca de oxigênio. Esse processo de perda da elasticidade pulmonar ocorre gradualmente e, por isso, na maioria dos casos os sintomas demoram a ser notados (…)
Nosso sistema respiratório, além do enfisema, pode ser acometido por diversas tipos de doenças cujas causas podem ser multifatoriais. Considerando o contexto abordado e a fisiologia desse importante sistema, podemos afirmar que:
a. Se pulmões perdem a elasticidade, automaticamente o diafragma e os músculos intercostais param de funcionar, assim, o indivíduo perde a capacidade de realizar a ventilação pulmonar indo a óbito por asfixia.
b.Um dos principais sintomas do enfisema é a falta de ar, devido a perda de elasticidade dos pulmões, sendo assim, substâncias broncoconstritoras e corticóides podem ajudar.
c. A maioria dessas doenças são causadas por microorganismos patogênicos que são inalados juntamente com o ar, infelizmente nosso organismo não dispõe de meios para evitar essa entrada.
d. Uma doença que afeta os alvéolos pulmonares pode trazer consequências sérias para o corpo uma vez que os alvéolos levam oxigênio para os pulmões.
e.O fato de a cavidade nasal ser revestida por tecido epitelial ciliado, ajuda a filtrar o ar inspirado diminuindo assim as chances de determinados patógenos invadirem nosso sistema respiratório e evitando algumas doenças.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
E acho que e a alternativa D
Perguntas interessantes