ENEM, perguntado por e8ribcamia5mmluannue, 1 ano atrás

[ENEM] Sobretudo naturalista e positivista, Euclides foi rejeitado pelo Modernismo. A retórica do excesso, o registro grandíloquo, o tom altíssono só poderiam ser avessos ao espírito modernista. Acrescente-se a isso sua preocupação com o uso de uma língua portuguesa castiça e até arcaizante, ao tempo em que Mário de Andrade ameaçava todo mundo com seu projeto de escrever uma Gramatiquinha da fala brasileira.No entanto, mal sabiam os modernistas que, em Euclides, contavam com um abridor de caminhos. As numerosas emendas a que submeteu as sucessivas edições de Os Sertões, enquanto viveu, apontam para um progressivo abrasileiramento do discurso. No longo processo de emendar seu próprio texto, a prosódia ia, aos poucos, sobrepujando a ortoepia, esta, sim, portuguesa, mostrando que o ouvido do autor ia desautorizando sua sintaxe e, principalmente, sua colocação de pronomes anterior.Ainda mais, o Modernismo daria continuidade a algumas das preocupações de Euclides com os interiores do país e com a repulsa à macaqueação europeia nos focos populacionais litorâneos. Partilharia igualmente com ele a reflexão sobre a especificidade das condições históricas do país, na medida em que, já em Os Sertões, Euclides realizara um mapeamento de temas que se tornariam centrais na produção intelectual e artística do século XX, ao analisar o negro, o índio, os pobres, os sertanejos, a condição colonizada, a religiosidade popular, as insurreições, o subdesenvolvimento e a dependência.Aí fincaram suas raízes não só o Modernismo, mas também o romance regionalista de 1930 e o nascimento das ciências sociais no país na década de 40 do século passado. Muitas dessas preocupações não eram, evidentemente, exclusivas de Euclides, mas comuns às elites ilustradas nas quais ele se integrava e das quais se destacou ao escrever Os Sertões.Walnice Nogueira Galvão. “Polifonia e paixão” (fragmento). In: Euclidiana: ensaios sobre Euclides da Cunha. São Paulo: Companhia das letras, 2009, p. 28-9 (com adaptações)A respeito das ideias e da organização do texto, assinale o item correto. A No primeiro parágrafo, são mencionadas caracterís- ticas da obra de Euclides da Cunha que, segundo a autora, teriam ensejado a simpatia desse autor pe- los escritores do Modernismo. B O período “No entanto, mal sabiam os modernistas que, em Euclides, contavam com um abridor de ca- minhos” poderia ser reescrito, sem prejuízo para as informações do texto, da seguinte forma: Portanto, não percebiam os modernistas que, em Euclides, tinham um precursor. C A recorrente citação de Os Sertões, a descrição dos processos de reescritura dessa obra pelo autor e a enumeração dos temas nela abordados evidenciam que o objetivo central do texto é a reapresentação desse livro aos leitores. D Na oração “Partilharia igualmente com ele a refle- xão sobre a especificidade das condições históricas do país”, a referência do sujeito elíptico é a expres- são “o Modernismo”. E Na oração “Partilharia igualmente com ele a refle- xão sobre a especificidade das condições históricas do país”, a referência do pronome “ele” também é a expressão “o Modernismo”.

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Respondido por jessicamecctc
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D) Na oração “Partilharia igualmente com ele a reflexão sobre a especificidade das condições históricas do país”, a referência do sujeito elíptico é a expressão “o Modernismo”.

Sujeito elíptico = sujeito oculto.
Quem "partilharia"?
R: O Modernismo.

No caso, o pronome 'ele' faz referência a Euclides da Cunha.
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