Artes, perguntado por acristeria, 1 ano atrás

Com base nesse texto responda: Quais são os fundamentos para a realização da leitura de imagem, com base nessa autora?

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Respondido por cidaalejeff
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ean Marie Goulemot, baseia-se em argumentos de autores renomados para fundamentar sua tese sobre a “leitura de imagem”, ela cita também o DBAE que baseia o seu conteúdo em quatro disciplinas inter-relacionadas: História da Arte, Crítica de Arte, Estética e Produção Artística, onde na adaptação feita para o caso brasileiro da Proposta Triangular, Crítica de Arte e Estética transformaram-se em Leitura da Imagem.
Segundo a autora, antes de falarmos da releitura cabe definir o que entendemos por leitura, uma vez que necessitamos de uma primeira leitura para que possamos realizar uma nova leitura, ou seja, a releitura. Esta seria a definição primordial da releitura: uma nova leitura, reler, ler novamente. Esta nova leitura não precisa necessariamente ficar restrita à produção artística. Pode ser um novo olhar sobre algo já lido anteriormente. Essa nova leitura poderá ser verbal, mental ou ainda uma nova experiência estética ao identificarmos detalhes que possam ter passado despercebidos numa primeira leitura. Seria a releitura, portanto, uma leitura mais atenta, procurando observar aspectos não lidos anteriormente, resultando ou não em uma produção plástica.
Na História da Arte (Contextualização), analisamos a imagem no contexto em que foi produzida e de que maneira esta se relaciona com o contexto atual. Vale ressaltar os aspectos culturais, históricos e sociais que permeiam a produção de determinada imagem. Sendo assim, na Proposta Triangular “a História da Arte, não é tratada numa abordagem puramente cronológica e sim contextualiza o artista e sua obra no meio sócio cultural” (PILLAR, 1992, p. 10).
Na Leitura da Imagem (Apreciação - Crítica da Arte, Estética), destacamos “as habilidades de ver, julgar e interpretar as qualidades das obras, compreendendo os elementos e as relações estabelecidas no todo do trabalho” (PILLAR, 1992, p. 10).
É preciso considerar que existem níveis mais elaborados de leitura e que devemos conduzir nossos alunos a estes níveis, através de uma educação para compreensão crítica das imagens (Franz, 2003).

Segundo Ana Mãe Barbosa, leitura da imagem é “construir uma metalinguagem da imagem. Isto não é, falar sobre uma pintura, mas falar a pintura num outro discurso, às vezes silencioso, algumas vezes gráfi co, e verbal somente na sua visibilidade primária” (BARBOSA, 1993, p.178). Sendo assim, leitura e releitura podem ser interpretadas por um “discurso silencioso”, e não apenas produção artística.
Segundo Analice Dutra Pillar, ler uma imagem seria “compreendê-la, interpretá-la, descrevê-la, decompô-la para aprendê-la enquanto objeto a conhecer” (PILLAR, 1993, p.1).

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