ENEM, perguntado por engcivil29101, 9 meses atrás

(Enem PPL 2012) Em 1543, Nicolau Copérnico publicou um livro revolucionário em que propunha a Terra girando em torno do seu próprio eixo e rodando em torno do Sol. Isso contraria a concepção aristotélica, que acredita que a Terra é o centro do universo. Para os aristotélicos, se a Terra gira do oeste para o leste, coisas como nuvens e pássaros, que não estão presas à Terra, pareceriam estar sempre se movendo do leste para o oeste, justamente como o Sol. Mas foi Galileu Galilei que, em 1632, baseando-se em experiências, rebateu a crítica aristotélica, confirmando assim o sistema de Copérnico. Seu argumento, adaptado para a nossa época, é se uma pessoa, dentro de um vagão de trem em repouso, solta uma bola, ela cai junto a seus pés. Mas se o vagão estiver se movendo com velocidade constante, a bola também cai junto a seus pés. Isto porque a bola, enquanto cai, continua a compartilhar do movimento do vagão. O princípio físico usado por Galileu para rebater o argumento aristotélico foi

Soluções para a tarefa

Respondido por mylenabarrosoliveira
50

Explicação:

A lei da inércia afirma que um corpo tende sempre a manter seu estado de movimento ou de repouso. Manterá se a resultante das forças sobre ele for nula. No caso da bola solta dentro do vagão, a resultante das forças horizontais é nula, então, por inércia, ela mantém a componente horizontal de sua velocidade, caindo junto aos pés da pessoa.

;-)

Respondido por Luis3henri
3

Galileu utilizou a Lei da Inércia para rebater o argumento aristotélico.

Lei da Inércia

A lei da inércia, também conhecida como 1ª lei de Newton afirma que em corpo tende a manter seu estado de repouso ou de movimento, desde que as forças resultantes sobre ele sejam nulas.

Observe que, pela segunda lei de Newton, se as forças resultantes sobre o corpo são nulas, a aceleração também é nula.

No caso da bolinha solta no vagão, não há força resultante horizontal atuando sobre ela, portanto, ela tende a manter sua queda em direção aos pés.

Portanto, Galileu utilizou-se da Lei da Inércia para rebater o argumento aristotélico.

Aprenda mais sobre Leis de Newton: https://brainly.com.br/tarefa/921235

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes