ENEM, perguntado por alleferreira1395, 11 meses atrás

ENEM) O Protocolo de Kyoto - uma convenção das Nações Unidas que é marco sobre mudanças climáticas, - estabelece que os países mais industrializados devem reduzir até 2012 a emissão dos gases causadores do efeito estufa em pelo menos 5% em relação aos níveis de 1990. Essa meta estabelece valores superiores ao exigido para países em desenvolvimento. Até 2001, mais de 120 países, incluindo nações industrializadas da Europa e da Asia, já haviam ratificado o protocolo. No entanto, nos EUA, o presidente George W. Bush anunciou que o país não ratificaria "Kyoto", com os argumentos de que os custos prejudicariam a economia americana e que o acordo era pouco rigoroso com os países em desenvolvimento. Adaptado do "Jornal do Brasil", 11/04/2001. Na tabela encontram-se dados sobre a emissão de CO2 . Este conteúdo pertence ao Descomplica. É vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. 97 Word Resources 2000/2001. Considerando os dados da tabela, assinale a alternativa que representa um argumento que se contrapõe à justificativa dos EUA de que o acordo de Kyoto foi pouco rigoroso com países em desenvolvimento: a) A emissão acumulada da União Europeia está próxima à dos EUA. b) Nos países em desenvolvimento as emissões são equivalentes às dos EUA. c) A emissão per capita da Rússia assemelha-se à da União Europeia. d) As emissões de CO2 nos países em desenvolvimento citados são muito baixas. e) A Africa do Sul apresenta uma emissão anual per capita relativamente alta.

Soluções para a tarefa

Respondido por silvathiagoantonio
18

Letra D

A alternativa que apresenta um argumento que se contrapõe a justificativa dos EUA com relação aos acordos de Kyoto é o argumento de que "As emissões de CO2 nos países em desenvolvimento citados são muito baixas."

Essa questão é muito atual pois trada do Protocolo de Kyoto e da postura dos Estados Unidos em relação a emissão de gás carbônico.  

Como se podem ver os dados da tabela de emissões, não tem cabimento a alegação dos estados unidos.

Respondido por fernandabertaco
6

Resposta:

d.  As emissões de CO2 nos países em desenvolvimento citados são muito baixas.

Explicação:

Alternativa A: INCORRETA. Embora a emissão acumulada da União Europeia seja da mesma ordem de grandeza da dos Estados Unidos, ambas as regiões são desenvolvidas. Isso não contrapõe a justificativa dos EUA, que cita o “pouco rigor com os países em desenvolvimento”.

Alternativa B: INCORRETA. Nos países em desenvolvimento, como o Brasil e o México, as emissões são muito menores que as emissões dos EUA.

Alternativa C: INCORRETA. Enquanto a emissão per capita da Rússia é de 7 a 16, a dos EUA é de 16 a 36.

Alternativa D: CORRETA. As emissões nos países em desenvolvimento são mais baixas que as dos EUA. Isso se contrapõe ao argumento americano de que haja “pouco rigor com os países em desenvolvimento”.

Alternativa E: INCORRETA. A emissão anual per capita da África do Sul é mais baixa que a dos EUA.

Perguntas interessantes