ENEM) O ataque japonês a Pearl Harbor a consequente guerra entre americanos e japoneses no Pacífico foi resultado de um processo de desgaste das relações entre ambos. Depois de 1934, os japoneses passaram a falar mais desinibidamente da "Esfera de coprosperidade da Grande Ásia Oriental", considerada como a "Doutrina Monroe Japonesa".
Soluções para a tarefa
A partir do século XIX o Japão assumiu posturas imperialistas e passou a atuar cada vez mais para garantir cada vez mais para garantir os seus interesses na Ásia, sobretudo na China. Ao longo do século, os japoneses defendiam que sua influência deveria ocorrer em todo o sudoeste asiático. Assim, o Japão passou a voltar-se contra as potências ocidentais que pudessem interpor-se a seus interesses. Esse belicismo levou o Japão a atacar os EUA em 1941.
Resposta:
1. (Enem cancelado 2009 - ADAPTADO) Sobre a expansão japonesa, infere-se que: * 1/1
a) o Japão tinha uma política expansionista, na Ásia, de natureza bélica, diferente da doutrina Monroe, que pregava uma intervenção indireta baseada na influência política e econômica sobre os territórios ambicionados;
2. Qual a principal característica das batalhas no Oceano Pacífico durante a Segunda Guerra Mundial? * 1/1
a) A maior parte das batalhas travadas nas ilhas e arquipélagos do Oceano Pacífico fizeram grande uso de porta-aviões e aviões. Devido às características geográficas da região, sendo necessário o bombardeio prévio das ilhas para, posteriormente serem realizados desembarques anfíbios.
Explicação: ClassRoom
1. Feedback
Parabéns, é isso aí! A resposta correta é a letra “A”. O Japão nesse período tinha um regime político imperial com fortes características fascistas e, portanto, o militarismo era valorizado por toda a sociedade e o governo japonês durante esse período.
2. Feedback
Parabéns, é isso aí! A alternativa correta é a letra “A”. As características geográficas do Oceano Pacífico, com suas ilhas e arquipélagos, demandavam uma rápida movimentação e bombardeios que só era possível pelo vasto uso da aviação transportada por porta aviões.