(ENEM) No heredograma, os símbolos preenchidos representam pessoas portadoras de um tipo raro de doença genética. Os homens são representados pelos quadrados e as mulheres, pelos círculos. Qual é o padrão de herança observado para essa doença? a) Dominante autossômico, pois a doença aparece em ambos os sexos. b) Recessivo ligado ao sexo, pois não ocorre a transmissão de pai para os filhos c) Recessivo ligado ao Y, pois a doença é transmitida dos pais heterozigotos para os filhos d) Dominante ligado ao sexo, pois todas as filhas de homens afetados também apresentam a doença. e) Codominante autossômico, pois a doença é herdada pelos filhos de ambos os sexos, tanto do pai quanto da mãe.
Soluções para a tarefa
Opção D.
Uma doença relacionada ao sexo é uma doença ligada ao cromossomo X. Como ela é dominante, apenas um X dominante já faz a doença se manifestar. Se um homem XY possui a doença, o único X dele é afetado e todas suas filhas possuirão este cromossomo.
Resposta:
Alternativa correta: d) Dominante ligado ao sexo, pois todas as filhas de homens afetados também apresentam a doença.
Explicação:
Os heredogramas são diagramas que apresentam as relações de parentesco em determinada família, onde cada indivíduo é representado por um símbolo. Os símbolos pintados representam os portadores da anomalia e ela se distribui da seguinte forma:
Quando um homem portador da doença tem filhos, os descendentes do sexo feminino são portadores da doença. Já quando uma mulher portadora da doença tem filhos, há a possibilidade de ambos os sexos terem a doença.
De acordo com essas informações temos que:
a) ERRADA. O padrão não é autossômico, pois não se distribui de igual forma entre ambos os sexos.
b) ERRADA. A doença não é recessiva, pois mulheres afetadas têm filhos do sexo masculino que não foram afetados.
c) ERRADA. A doença não é ligada ao cromossomo Y, pois se assim fosse passaria aos homens.
d) CORRETA. Como todas as filhas de pais afetados desenvolvem a doença, então os genes estão localizados em cromossomos sexuais. O homem possui genótipo XaY, sendo Xa herdado da mãe.
O gene está no cromossomo X e é dominante, bastando um Xa para a doença se manifestar, já que os homens se casaram com com mulheres que não possuem a anomalia. Ao ter filhas, o gene responsável pela anomalia é transmitido e as descentes afetadas possuem o genótipo XaX.
e) ERRADA. A codominância se apresenta quando não há dominância ou recessividade e, nesse caso, vimos que é dominante em relação ao cromossomo sexual.