ENEM, perguntado por e5milbethantos, 1 ano atrás

[ENEM] Fugindo à luta de classes, a nossa organização sindical tem sido um instrumento de harmonia e de cooperação entre o capital e o trabalho. Não se limitou a um sindicalismo puramente “operário”, que conduziria certamente a luta contra o “patrão”, como aconteceu com outros povos.FALCÃO, W. Cartas sindicais. In: Boletim do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio. Rio de Janeiro, 10 (85), set. 1941 (adaptado).Nesse documento oficial, à época do Estado Novo (1937- 1945), é apresentada uma concepção de organização sindical queA elimina os conflitos no ambiente das fábricas.B limita os direitos associativos do segmento patronal.C orienta a busca do consenso entre trabalhadorese patrões.D proíbe o registro de estrangeiros nas entidadesprofissionais do país.E desobriga o Estado quanto aos direitos e deveres daclasse trabalhadora.

Soluções para a tarefa

Respondido por brunamed
80
Letra C. Orienta a busca do consenso entre trabalhadores e patrões.
Embora Getúlio  tenha criado diversas leis defensoras dos trabalhadores, como salário mínimo, proibição do trabalho infantil e etc,  o sindicato era mantido sobre o domínio do governo. Como essa era uma disputa desde a oligarquia era necessário promover um consenso. 
Espero ter ajudado, bons estudos e até mais! 
Respondido por juscelino765
28

Resposta:

Alternativa correta: letra C - orienta a busca do consenso entre trabalhadores e patrões.

Explicação:

Esta questão deve ser simples… Uma vez que fizermos a interpretação do texto é só correr para as alternativas e procurar aquela que demonstra harmonia entre a classe operária e a classe patronal (talvez não perfeita mas pelo menos uma busca por ela). Nesse caso, é a alternativa “c”.

Apesar da questão ser relativamente tranquila, não vamos perder a oportunidade de aprender, não é? O que acontecia nesse período que pode estar mascarado no texto?

Resumidamente, os pontos importantes são esses:

   Os sindicatos durante o período chamado de Estado Novo deveriam vincular-se ao governo e dessa forma acabavam perdendo um pouco de autonomia.

   A ditadura Vargas tinha um caráter populista e, essa organização dos trabalhadores por parte do estado estava no contexto de controle da população.

Perguntas interessantes