ENEM, perguntado por vilelene7cri, 1 ano atrás

(ENEM) (ENEM) Os dados a seguir referem-se à origem do petróleo consumido no Brasil em dois diferentes anos.Analisando os dados, pode-se perceber que o Brasil adotou determinadas estratégias energéticas, dentre as quais podemos citar:a) a diminuição das importações dos países muçulmanos e redução do consumo interno. b) a redução da produção nacional e diminuição do consumo do petróleo produzido no OrienteMédio. c) a redução da produção nacional e o aumento das compras de petróleo dos países árabes eafricanos. d) o aumento da produção nacional e redução do consumo de petróleo vindo dos países doOriente Médio. e) o aumento da dependência externa de petróleo vindo de países mais próximos do Brasil eredução do consumo interno.

Soluções para a tarefa

Respondido por WIP
21
A resposta correta é a alternativa (D):

Analisando os gráficos de origem das importações (parte inferior da imagem), vê-se que TODAS as quantidades de petróleo importado sofreram redução, algumas em porção maior que outras - note que este dados referem-se a petróleo vindo de países do Oriente Médio. Na parte superior do esquema, é notável que a produção brasileira aumentou, chegando bem perto do marco dos 80% em 2002, quando em 1990 não chegava a 60%.
Respondido por SrTrindade
8

Olá!

ALTERNATIVA D

O aumento da produção nacional e redução do consumo de petróleo vindo dos países do Oriente Médio.

Com a interpretação dos gráficos podemos ver que o Brasil vem aumentando a sua produção interna.

Como o petróleo brasileiro é pesado, é preciso misturá-lo com um leve, oriundo das regiões importadoras.

Somente por essa razão, o país ainda importa o óleo atualmente, visto que nossa produção é grande e as exportações vem crescendo (principalmente com a descoberta das grandes reservas na Bacia de Santos, como a Lula, ex Tupi).

A tendência de buscar outros países para se importar vem da grande instabilidade vivida por muitos países do Oriente Médio, como o Iraque.

Também devemos destacar a busca pela África, continente que tem grande perspectiva de crescimento nas próximas décadas, como novo parceiro comercial.

Bons Estudos

Perguntas interessantes