(ENEM) (ENEM) A figura de Getúlio Vargas, como personagem histórica, é bastante polêmica, devido à complexidade e à magnitude de suas ações como presidente do Brasil durante um longo período de quinze anos (1930-1945). Foram anos de grandes e importantes mudanças para o país e para o mundo. Pode-se perceber o destaque dado a Getúlio Vargas pelo simples fato de este período ser conhecido no Brasil como a "Era Vargas". Entretanto, Vargas não é visto de forma favorável por todos. Se muitos o consideram como um fervoroso nacionalista, um progressista ativo e o "Pai dos Pobres", existem outros tantos que o definem como ditador oportunista, um intervencionista e amigo das elites. Considerando as colocações apresentadas, responda à questão seguinte, assinalando a alternativa correta: Provavelmente você percebeu que as duas opiniões sobre Vargas são opostas, defendendo valores praticamente antagônicos. As diferentes interpretações do papel de uma personalidade histórica podem ser explicadas, conforme uma das opções a seguir. Assinale-a:a) Um dos grupos está totalmente errado, uma vez que a permanência no poder depende deideias coerentes e de uma política contínua. b) O grupo que acusa Vargas de ser ditador está totalmente errado. Ele nunca teve uma orientação ideológica favorável aos regimes politicamente fechados e só tomou medidas duras, forçado pelas circunstâncias. c) Os dois grupos estão certos. Cada um mostra Vargas da forma que serve melhor aos seus interesses, pois ele foi um governante apático e fraco - uma verdadeira marionete nas mãos das elites da época. d) O grupo que defende Vargas como um autêntico nacionalista está totalmente enganado. Poucas medidas nacionalizantes foram tomadas para iludir os brasileiros, devido à política populista do varguismo, e ele fazia tudo para agradar aos grupos estrangeiros. e) Os dois grupos estão errados, por assumirem características parciais, e às vezes conjunturais,como sendo posturas definitivas e absolutas.
Soluções para a tarefa
Pois bem, a permanência no poder, de modo direto e reto, muitas vezes exige que o detentor de cargos como o de Vargas aprenda a "ir com a maré". Não só atendendo a interesses deste ou daquele grupo sócio-econômico, mas também assumindo um posicionamento quanto a medidas externas. Note, o período de Vargas no poder hoje denominamos como "ERA Vargas", devido à sua duração e às diversas mudanças empreendidas, em algum senso.
Dizer que Vargas foi Pai dos Pobres apenas, ou apenas marionete das elites, de acordo com os interesses ao longo de sua política, é o mesmo que reduzir a amplitude abarcada naquele tempo. Isso pode ser extrapolado para interpretações antagônicas tão fechadas quanto estas que são vistas em tantas outras figuras históricas.
A alternativa E está correta.
A Era Vargas como um todo, foi pautada pelo populismo, ou seja, Getúlio Vargas era um político no qual o povo se identificava e seguia seus planos, porém, apesar da cidadania estar sendo colocada em prática a partir do voto e da consolidação dos direitos, a sociedade estava sendo coagida pelos seus ideais.
Fato que comprova essa observação é a instituição do Estado Novo, onde Vargas, governou cerca de 15 anos, aplicando um tipo de ditadura com forte sentimento de nacionalismo.
Apesar de instaurar essa revolução e assumir o poder de forma ilegal, O governo Vargas auxiliou no estímulo ao crescimento do país, desenvolvendo o país em diversos setores, como economia, promoção da educação, urbanização etc.
Mais sobre a Era vargas:
https://brainly.com.br/tarefa/12898475