[ENEM] De ponta a ponta, é tudo praia-palma, muito chã e muito formosa. Pelo sertão nos pareceu, vista do mar, muito grande, porque, a estender olhos, não podíamos ver senão terra com arvoredos, que nos parecia muito longa. Nela, até agora, não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro; nem lho vimos. Porém a terra em si é de muito bons ares [...]. Porém o melhor fruto que dela se pode tirar me parece que será salvar esta gente.Carta de Pero Vaz de Caminha. In: MARQUES, A.; BERUTTI, F.; FARIA, R. História moderna através de textos. São Paulo: Contexto, 2001.A carta de Pero Vaz de Caminha permite entender o projeto colonizador para a nova terra. Nesse trecho, o relato enfatiza o seguinte objetivo:A Valorizar a catequese a ser realizada sobre ospovos nativos. B Descrever a cultura local para enaltecer aprosperidade portuguesa. C Transmitir o conhecimento dos indígenas sobre opotencial econômico existente. D Realçar a pobreza dos habitantes nativos parademarcar a superioridade europeia. E Criticar o modo de vida dos povos autóctones paraevidenciar a ausência de trabalho.
Soluções para a tarefa
O relato enfatiza: Valorizar a catequese a ser realizada sobre os povos nativos. - letra a)
Vamos aos dados/resoluções:
A Carta de Pero Vaz de Caminha acaba por ser o exemplo do deslumbramento do europeu diante de todo um mundo novo. Porém, são projetadas diversas informações equivocadas e o intuito de Caminha é se desculpar pela carta, considerando assim inferiores.
Logo, dialoga sobre os traços de terra e o momento de vista da terra (No caso, quando visualizou o Monte Pascoal, dando o nome de Terra de Vera Cruz). Depois os portugueses seguiram até à praia, onde aconteceu o contato forçado com os índios, praticando assim a primeira troca de mercadorias ou serviços sem fazer o uso de nenhuma moeda/nota.
Para saber mais sobre o assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/38854388
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)