(Enem) A industrialização no Brasil é fenômeno recente e se processou de maneira bastante diversa daquela verificada nos Estados Unidos e na Inglaterra, sendo notáveis, entre outras características, a concentração industrial em São Paulo e a forte desigualdade de renda mantida ao longo do tempo.Outra característica da industrialização brasileira foi:a)a fraca intervenção estatal, dando-se preferência às forças de mercado, que definem os produtos e as técnicas por sua conta.b)a presença de políticas públicas voltadas para a supressão das desigualdades sociais e regionais, e desconcentração técnica.c)o uso de técnicas produtivas intensivas em mão de obra qualificada e produção limpa em relação aos países com indústria pesada.d)a presença constante de inovações tecnológicas resultantes dos gastos de empresas privadas em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos.e)a substituição de importações e a introdução de cadeias complexas para a produção de matérias •primas e bens intermediários.
Soluções para a tarefa
a)a fraca intervenção estatal, dando-se preferência às forças de mercado, que definem os produtos e as técnicas por sua conta.
Falso. A industrialização brasileira se deu através da forte presença estatal, com benefícios fiscais e ação direta.
b)a presença de políticas públicas voltadas para a supressão das desigualdades sociais e regionais, e desconcentração técnica.
Falso. As políticas públicas que visam a superação das desigualdades são recentes no Brasil. Durante o processo de industrialização, não houve esse tipo de preocupação.
c)o uso de técnicas produtivas intensivas em mão de obra qualificada e produção limpa em relação aos países com indústria pesada.
Falso. A mão de obra no Brasil não era qualificada, até porque a educação era bastante limitada durante a década de 1930.
d)a presença constante de inovações tecnológicas resultantes dos gastos de empresas privadas em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos.
Falso. Não havia força tecnológica nacional e foi necessário que o Estado intervisse em boa parte dos primeiros esforços.
e)a substituição de importações e a introdução de cadeias complexas para a produção de matérias •primas e bens intermediários.
Correto. A industrialização nacionalista incentivou a substituição das importações para favorecer o mercado interno.