7(UFU) Leia os trechos de documentos a seguir: "Há doze anos que o Dr. Getúlio representa a ordem poro oBrasil. Ser contra ele, se isso boje ainda fosse possível, serio colocar-se contro si mesmo, [...j Somos dos poucas terros deste planeta em que o homem tem pão, tem casa, tem assistência, tem trabalho, tem paz, tem justiço."Jornal 0 Estado de S. Pauto. 19 de abril de 1942."Meu pai trabalhou muito que jó nosci cansado Ai patrão, Sou um homem liquidado.No meu barroco chove Meu terno está furado.Ai patrão, Trabalhar eu não quero mais (...}“BATISTA, Wilson. “Nascicansado'. sucesso nos anos 30.Os dois fragmentos acima expõem visões contraditórias a respeito do mundo do trabalho nas décadas de 1930/40 no Brasil. A esse respeito, podemos afirmar que:I.a política econômica intervencionista do governo Vargas desprezou o apoio norte-americano e aproximou-se aos países do Eixo na 2.a Guerra -Alemanha e Itália -, o que permitiu investimentos em infraestrutura e na indústria de base. contrariando os interesses da burguesia nacional, defensora da modernização nas relações trabalhistas.II.o antagonismo expresso nos dois fragmentos evidencia as dificuldades do Estado getulista em promover sua política de controle da classe trabalhadora. Apesar de a legislação sindical e social garantir determinados direitos que protegiam os trabalhadores, como o salário mínimo, a CLT criou dificuldades para a organização de greves e a legalização de sindicatos.III.o governo estimulava o peleguismo e o assis-tencialismo dos sindicatos. Por esta prática, os líderes trabalhistas aceitavam sua política, dobrando-se às vontades do governo, corroborados pela distribuição das contribuições sindicais pelo Ministério do Trabalho, no sentido de esvaziar o movimento operário.IV.a aproximação do varguismo aos fascismos europeus pode ser identificada na visão de ordem social do primeiro fragmento do jornal, responsável pela "comunhão" dos trabalhadores ao governo e ao espírito de nação. Esta visão foi, porém, combatida pelos intelectuais ligados ao movimento modernista, tais como Alberto Torres, Villa-lobos e Mário de Andrade, os quais, junto com a Igreja Católica, defendiam a democratização do Estado e uma aproximação ao modo de vida americano.Assinale a alternativa correta.a)Apenas I e IV são corretas.b)Apenas I e II são corretas.c)Apenas II e 111 são corretas.d)Apenas III e IV são corretas, e DL/SP/H1/H8/H9/H11/H12
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
17
Olá,
O governo Vargas sofreu algumas dificuldades em lidar com os trabalhadores, pois mesmo com a CLT e uma série de direitos trabalhistas, as greves foram dificultadas e já não seriam tão facilmente realizadas como outrora. Isso torna correta a afirmação II.
Além disso, o que chamamos de "peleguismo" e assistencialismo era usado para manter os sindicados "felizes" com as vontades do governo; ou seja, essa era uma forma de manter os ânimos acalmados nas centrais sindicais. Isso vai de encontro com a afirmação IIi.
Portanto, somente II e III são verdadeiras, alternativa C.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes