Sociologia, perguntado por langolango15, 1 ano atrás

(ENEM) A estrutura tradicional da família brasileira vem sendo bastante alterada nas últimas décadas. E, dentre as transformações ocorridas, uma das mais importantes diz respeito ao papel da mulher, quer em casa, quer no mercado de trabalho. Em diversas situações, é ela hoje, quem exerce um papel destacado na estrutura, orientação e sustento do grupo familiar. Refere-se à história das mulheres no período republicano brasileiro (1889-2010): Escolha uma:
a. A conquista do direito ao voto, na década de 1930, foi seguida da ampliação de sua participação socioeconômica nos anos 1980 reconhecidas no projeto Constitucional de 1988
b. Observamos o fim das formas de opressão e de dominação masculinas atualmente, na medida que, percebemos a participação do homem na divisão de tarefas domésticas e na criação dos filhos.
c. Apesar da participação política ter sido garantida há décadas, ainda não há uma perceptível participação numérica das mulheres em cargos políticos de comando, sendo praticamente inexpressiva nas democracias ocidentais.
d. o crescimento da autonomia feminina teve como ponto de partida a entrada da mulher no mercado de trabalho, desde o início da fase republicana, quando também tiveram o direito de voto assegurado pela Constituição de 1891.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
1

A alternativa C está correta.

Um combate contra a permanência dessa minoria será de grande importância para a representatividade da mulher como pilar da sociedade.

Por vivermos em um âmbito social machista, grande partes desses cargos não são ocupados pelas mesmas, e, é importante que haja a entrada de mulheres em cada vez mais partidos, com pautas amplas voltadas para uma perspectiva geral, e, a busca por uma aceitação maior por parte da população, pois assim, em um futuro de médio, longo prazo, teremos de fato um equilíbrio entre mulheres e homens nos cargos políticos.

Perguntas interessantes