(ENEM) “A bula, da mesma forma que a poesia, tem as suasmetáforas, os seus eufemismos, os seus mistérios, e aspartes melhores são sempre as que vêm sob os títulos“precauções” e/ou “advertências” e “reações adversas”.Essa parte da bula certamente é produzida por uma equipeda qual fazem parte cientistas, gramáticos, advogadosespecializados em ações indenizatórias, poetas, criptógrafos,advogados criminalistas, marqueteiros, eplanejadores Você tem que alertar o usuário dosriscos que ele corre (e não se iludam, todo remédio temum potencial de risco), ainda que eufemicamente, pois seo doente sofrer uma reação grave ao ingerir o remédio, olaboratório, através dos seus advogados, se defenderádizendo que o doente e o seu médico conheciam essesriscos, devidamente explicitados na bula.Vejam esta maravilha de eufemismo, de de retóricausada para amenizar, maquiar ou expressõesdesagradáveis empregando outras mais amenas, ouincompreensíveis. Trecho da bula de um determinadoremédio: “Uma proporção maior ou mesmo menor do que10% de...” (não cito o nome do remédio, aconselhado pelomeu advogado) “pode causar uma toxidade que pode evoluirpara exitus letalis”. (o itálico é da bula).Qual o poeta, mesmo entre os modernos, os herméticosou os concretistas, capaz de eufemizar, demaneira tão rica, o risco de morte − “evoluir para exitusletalis”?O autor nos fala de um gênero textual que integra o sistemainformativo: a bula de remédios. Na realidade, seu textoobjetiva mostrar, com boa dose de humor e ironia, que abula:deve ser inserida entre os textos nos quais predomina oemprego conotativo da linguagem.integra o universo dos textos considerados literários, emfunção da preponderância de seus objetivos estéticos.apresenta elementos lexicais que, sem deixar de fornecerinformações, procuram suavizá-las ou minimizá-lasatravés de recursos expressivos de linguagem.subverte informações consideradas fundamentais,deixando o usuário desprotegido, em razão dodesconhecimento.supera as manifestações poéticas de todos os tempos,por força do elevado grau de originalidade no trato daspalavras.Rubem Fonseca. Disponível em: :.literal
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em função da preponderância de seus objetivos estéticos.apresenta elementos lexicais que, sem deixar de fornecer informações, procuram suavizá-las ou minimizá-las através de recursos expressivos de linguagem
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