ENEM 2019 TEXTO I Considero apropriado deter-me algum tempo na contemplação deste Deus todo perfeito, ponderar totalmente à vontade seus maravilhosos atributos, considerar, admirar e adorar a incomparável beleza dessa imensa luz. DESCARTES, R. Meditações. São Paulo: Abril Cultural, 1980. TEXTO II Qual será a forma mais razoável de entender como é o mundo? Existirá alguma boa razão para acreditar que o mundo foi criado por uma divindade todo-poderosa? Não podemos dizer que a crença em Deus é “apenas” uma questão de fé. RACHELS, J. Problemas da filosofia. Lisboa: Gradiva, 2009. Os textos abordam um questionamento da construção da modernidade que defende um modelo a.centrado na razão humana. b.baseado na explicação mitológica. c.fundamentado na ordenação imanentista. d.focado na legitimação contratualista. e.configurado na percepção etnocêntrica
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra A
Explicação:
A Idade Moderna, ou modernidade, é marcada por uma viragem centrada na razão humana. O pensamento de Descartes, marca essa transição, o ser humano dotado de razão é capaz de conhecer todos os aspectos da criação divina.
No texto II, mostra um avanço da racionalização que coloca em questão as bases para o conhecimento racional.
As outras alternativas estão erradas porque:
b) a explicação mitológica da realidade foi sendo abandonada pelos primeiros filósofos (pré-socráticos), que buscaram um conhecimento baseado no "lógos", dando origem às explicações filosóficas, lógico-racionais.
As alternativas "c", "d", e "e" apresentam pontos decorrentes do pensamento moderno, mas nenhum deles se apresenta como modelo para a construção do pensamento moderno.
A alternativa correta é a letra a) centrado na razão humana.
Vamos aos dados/resoluções;
Durante a modernidade (E isso faz com que a segunda metade do Século XV, o século XVI, XVII e a maior parte do Século XVIII façam parte do conglomerado) buscou-se afastar da opinião dogmática e teológica que pretendia explicar a natureza e fundamentar as relações sociais entre os seres humanos (caracterizando, por exemplo, relações de poder historicamente estabelecidas) e se aproximar de uma concepção racional.
Entretanto esta concepção, não rompia completamente com todos os aspectos da simbologia Cristã, de modo que a ideia de um Deus como fundamento da compreensão da realidade, embora um Deus "esvaziado", um "Deus dos Filósofos" continuava simbolicamente importante.
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)