(ENEM – 2013. Adaptada) Embora o aspecto mais óbvio da Guerra Fria fosse o confronto militar e a cada vez mais frenética corrida armamentista, não foi esse o seu grande impacto. As armas nucleares nunca foram usadas. Muito mais óbvias foram as consequências políticas da Guerra Fria. (HOBSBAWM, E. Era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991) 1. O conflito entre as superpotências teve sua expressão emblemática no(a): * 1 ponto a) formação do mundo bipolar. b) aceleração da integração regional. c) eliminação dos regimes autoritários. d) difusão do fundamentalismo islâmico.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) formação do mundo bipolar.
Explicação:
A guerra Fria foi marcada pela divisão do mundo em dois lados de acordo com a política e ideologia dos países: um lado era liderado pelos EUA e outro pela URSS.
Resposta:
(ENEM/2013 - adaptado) Embora o aspecto mais óbvio da Guerra Fria fosse o confronto militar e a cada vez mais frenética corrida armamentista, não foi esse o seu grande impacto. As armas nucleares nunca foram usadas. Muito mais óbvias foram as consequências políticas da Guerra Fria.
HOBSBAWM, E. Era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Cia. das Letras, 1999 (adaptado).
1. O conflito entre as superpotências teve sua expressão emblemática no(a):
a) formação do mundo bipolar.
b) aceleração da integração regional.
c) eliminação dos regimes autoritários.
d) difusão do fundamentalismo islâmico.
(Enem 2011 - adaptado) “A consolidação do regime democrático no Brasil contra os extremismos da esquerda e da direita exige ação enérgica e permanente no sentido do aprimoramento das instituições políticas e da realização de reformas corajosas no terreno econômico, financeiro e social.”
Mensagem programática da União Democrática Nacional (UDN) – 1957.
“Os trabalhadores deverão exigir a constituição de um governo nacionalista e democrático, com participação dos trabalhadores para a realização das seguintes medidas: a) Reforma bancária progressista; b) Reforma agrária que extinga o latifúndio; c) Regulamentação da Lei de Remessas de Lucros.”
Manifesto do Comando Geral dos Trabalhadores (CGT) – 1962.BONAVIDES, P; AMARAL, R. Textos políticos da história do Brasil. Brasília: Senado Federal, 2002.
2. Nos anos 1960 eram comuns as disputas pelo significado de termos usados no debate político, como democracia e reforma. Se, para os setores aglutinados em torno da UDN, as reformas deveriam assegurar o livre mercado, para aqueles organizados no CGT, elas deveriam resultar em:
a) fim da intervenção estatal na economia.
b) controle do desenvolvimento industrial.
c) limitação da propriedade privada.
d) atração de investimentos estrangeiros.
Explicação:
1) Após a Segunda Guerra Mundial o mundo presenciou a ascensão de duas potências militares em polos antagônicos: os Estados Unidos capitalista e a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) com o socialismo ou comunismo.
2) Reivindicações da CTG como o fim das remessas de lucros enviados para o exterior e a reforma agrária restringiam e limitavam o direito à propriedade privada.