ENEM -2012) Desde Tales de Mileto, as explicações sobre o cosmos são realizadas por meio de argumentos, razões plausíveis para que o processo desencadeado pela physis se comporte de determinada maneira. Tais argumentos são confrontados por outros filósofos e, progressivamente, as concepções tornam-se cada vez mais elaboradas. Dessa forma, o pensamento filosófico que emerge nesse movimento distancia-se do pensamento mítico, entre outras razões, porque:
a) inaugura o primado da transformação permanente pela interferência contínua dos deuses na criação do cosmos;
b) busca uma physis arcaica e antropomórfica, que une o homem ao cosmo sem sua estabilidade;2
c) apresenta uma visão de mundo com base racional que pode ser repensada por meio de argumentação e substituída;
d) descreve uma cosmogonia inovadora racionalizada por meio de ritos simbólicos criados pela ação do homem;
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa C, a visão do mundo baseado no racional leva a interpretações e análises conferíveis e verificáveis. Caso haja observações melhores em relação a investigação do cosmo novos entendimentos podem e devem ser feitos.
A filosofia tem a função de questionar o conhecimento mítico e buscar explicações lógicas e racionais para a origem do universo (LETRA C).
Filosofia, em sua raiz epistemológica, significa "amigo da sabedoria", ou seja, a filosofia é um princípio, segundo os filósofos helênicos, que tem como pressuposto guiar-se exclusivamente pela razão, a fim de encontrar explicações plausíveis acerca da natureza e do mundo.
Assim, o filósofo (aquele que pratica essa amizade) utiliza de questionamentos, perguntas, verificação para chegar a uma verdade através da sua faculdade racional.
A filosofia não teve como pressuposto acabar com a mitologia, mas trouxe à sociedade uma forma diferente de pesquisa e análise, que vai além das explicações míticas ao focar no homem e nos seus saberes.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/24797725