ENEM, perguntado por nolascoyuiii1515, 11 meses atrás

) (ENEM 2011) Na modernidade, o corpo foi descoberto, despido e modelado pelos exercícios físicos da moda. Novos espaços e práticas esportivas e de ginástica passaram a convocar as pessoas a modelarem seus corpos. Multiplicaram-se as academias de ginástica, as salas de musculação e o número de pessoas correndo pelas ruas.SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Caderno do professor: educação física. São Paulo, 2008.Diante do exposto, é possível perceber que houve um aumento da procura por: * 1 ponto exercícios físicos aquáticos (natação/hidroginástica), que são exercícios de baixo impacto, evitando o atrito (não prejudicando as articulações), e que previnem o envelhecimento precoce e melhoram a qualidade de vida. mecanismos que permitem combinar alimentação e exercício físico, que permitem a aquisição e manutenção de níveis adequados de saúde, sem a preocupação com padrões de beleza instituídos socialmente. programas saudáveis de emagrecimento, que evitam os prejuízos causados na regulação metabólica, função imunológica, integridade óssea e manutenção da capacidade funcional ao longo do envelhecimento. dietas que preconizam a ingestão excessiva ou restrita de um ou mais macronutrientes (carboidratos, gorduras ou proteínas), bem como exercícios que permitem um aumento de massa muscular e/ou modelar o corpo. 2) (ENEM 2014) Evidências médicas sugerem que a suplementação alimentar pode ser benéfica para um pequeno grupo de pessoas, aí incluídos atletas competitivos, cuja dieta não seja balanceada. Tem-se observado que adolescentes envolvidos em atividade física ou atlética estão usando cada vez mais tais suplementos. A prevalência desse uso varia entre os tipos de esportes, aspectos culturais, faixas etárias (mais comum em adolescentes) e sexo (maior prevalência em homens). Poucos estudos se referem a frequência, tipo e quantidade de suplementos usados, mas parece ser comum que as doses recomendadas sejam excedidas. A mídia é um dos importantes estímulos ao uso de suplementos alimentares ao veicular, por exemplo, o mito do corpo ideal. Em 2001, a indústria de suplementos alimentares investiu globalmente US$ 46 bilhões em propaganda, como meio de persuadir potenciais consumidores a adquirir seus produtos. Na adolescência, período de autoafirmação, muitos deles não medem esforços para atingir tal objetivo.Sobre a associação entre a prática de atividades físicas e o uso de suplementos alimentares, o texto informa que a ingestão desses suplementos: * 1 ponto é indispensável para as pessoas que fazem atividades físicas regularmente. é estimulada pela indústria voltada para adolescentes que buscam um corpo ideal. é indicada para atividades físicas como a musculação com fins de promoção da saúde. direciona-se para adolescentes com distúrbios metabólicos e que praticam atividades físicas.

Soluções para a tarefa

Respondido por IsabellaVilela23
3

Resposta: Dietas que preconizam a ingestão excessiva ou restrita de um ou mais macronutrientes (carboidratos, gorduras ou proteínas), bem como exercícios que permitem um aumento de massa muscular e/ou modelar o corpo.

Explicação:

Como destaca o texto, é possível observar na modernidade a ascensão de uma cultura da modelagem do corpo que, por vezes, se configura apenas considerando a perspectiva estética, sem levar em conta os benefícios que uma prática esportiva pode gerar para os seres humanos. A alimentação também entra neste ponto, já que procura-se emagrecer a todo custo, sem consideração mais abrangente a respeito dos fatores concernentes à saúde do corpo.

Perguntas interessantes