Sociologia, perguntado por liviagrgorio, 4 meses atrás

(Enem, 2011) Adaptada
"Estamos testemunhando o reverso da tendência histórica da assalariação do trabalho e socialização da produção, que foi característica predominante na era industrial. A nova organização social e econômica, baseada nas tecnologias da informação, visa à administração descentralizadora, ao trabalho individualizante e aos mercados personalizados. As novas tecnologias da informação possibilitam, ao mesmo tempo, a descentralização das tarefas e sua coordenação em uma rede interativa de comunicação em tempo real, seja entre continentes seja entre os andares de um mesmo edifício" (CASTELLS, M. A Sociedade em rede, 2006)

No contexto descrito, as sociedades vivenciam mudanças constantes nas ferramentas de comunicação que afetam os processos produtivos nas empresas. Na esfera do trabalho, tais mudanças têm provocado


a redução do trabalho flexível e da terceirização como resposta às demandas por inovação e com vistas à redução do desemprego.

a autonomização crescente das máquinas e computadores em substituição ao trabalho operacional menos qualificado.

o aumento das formas de teletrabalho como solução de larga escala para o problema do desemprego crônico.

o fortalecimento do diálogo entre operários, gerentes, executivos e clientes com a garantia de harmonização das relações de trabalho.

o aprofundamento dos vínculos dos operários com as linhas de montagem sob a influência dos modelos flexíveis de produção.

Soluções para a tarefa

Respondido por glecianeh
0

Resposta: res A

Explicação: TRata-se do assunto Revoluções Industriais

É preciso dominar as características da terceira revolução industrial como: a desconcentração industrial que só foi possível pelo desenvolvimento dos setores de comunicação e transporte, afim de explorar mão de obra mais barata e aproveitar os locais mais vantajosos para cada setor; a flexibilização nas formas produtivas incluindo as terceirizações, os teletrabalhos e as novas formas de contratação como um todo; e o aumento da competição, motivado pelas aglutinações que as maiores empresas multinacionais realizaram com médias empresas de elites locais.

Perguntas interessantes