Enem 2003). A Propaganda pode ser definida como divulgação intencional e constante de mensagens destinadas a um determinado auditório visando criar uma imagem positiva ou negativa de determinados fenômenos. A Propaganda está muitas vezes ligada à ideia de manipulação de grandes massas por parte de pequenos grupos. Alguns princípios da Propaganda são: o princípio da simplificação, da saturação, da deformação e da parcialidade (adaptado de Norberto Bobbio, et al. Dicionário de Política).
Segundo o texto, muitas vezes a propaganda:
a.
Não permite que minorias imponham ideias à maioria.
b.
Depende diretamente da qualidade do produto que é vendido.
c.
Favorece o controle das massas difundindo as contradições do produto.
d.
Está voltada especialmente para os interesses de quem vende o produto.
e.
Convida o comprador à reflexão sobre a natureza do que se propõe vender.
Soluções para a tarefa
está voltada especialmente para os interesses de quem vende o produto ( alternativa "D" )
Propaganda é um recurso para facilitar a compra de determinados produtos e favorecer o lucro do vendedor (D).
A propaganda serve como promoção de um pensamento, de uma prática, de um gosto, de um objeto, pelo método persuasivo, a fim de favorecer seu consumo em massa.
Muitas marcas utilizam da propaganda e anúncios para que os indivíduos pensem que precisam desses produtos e, assim, consumam de modo desenfreado, favorecendo o lucro empresarial.
Desse modo, as propagandas, inviabilizadas pelo marketing, convencem ao focar nas emoções, na ideologia, nos princípios, na estética dos compradores, fazem ter a impressão de necessitar de determinado produto e adquiri-lo a todo custo.
Link: brainly.com.br/tarefa/21279444