Matemática, perguntado por rebecaestivaletesanc, 9 meses atrás

Encontre o período da função y = 2sen(3x) – cos[(x-π)/2].


Usuário anônimo: Quando tiver um tempinho, prometo ajudar.
Usuário anônimo: eu*
rebecaestivaletesanc: Ok obrigada. ♥♥♥

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
6

Resposta: O período P de y=2sen(3x)-cos\left[\frac{(x-\pi)}{2}\right] é P=4\pi.

Explicação passo-a-passo:

Antes de irmos diretamente à resolução do problema proposto, vou enunciar um teorema muitíssimo interessante e também pouco conhecido sobre as famosas Funções Periódicas. Este teorema é muito poderoso, ao passo que nos fornece o período P' \left(P' \in \mathbb{R}\right) de uma função periódica y=f(x), no qual f(x)=g(x)+h(x) ou f(x)=g(x) \cdot h(x), sendo g(x) e h(x) funções periódicas de períodos p'_{1} e p'_{2} \left(p'_{1},\ p'_{2} \in\ \mathbb{R}\right), respectivamente. Com isso temos que ele nos fornece o período P' de uma função periódica que é expressa em uma soma ou produto de duas outras funções também periódicas, apenas em função dos períodos p'_{1} e p'_{2} delas. Considere f(x) e g(x) duas funções reais periódicas e de períodos p_{1} e p_{2}, respectivamente; sendo p_{1}\neq p_{2}. Posto isso, o teorema é enunciado como segue:

Se \frac{p_{1}}{p_{2}}=\frac{m}{n}, onde m e n são inteiros positivos e relativamente primos \left(m,\ n\ \in\ \mathbb{Z_{+}^{*}}\ \ \ e\ \ \ mdc(m,\ n)=1\right), então as funções definidas por h(x)=f(x)+g(x) e k(x)=f(x) \cdot g(x) são também periódicas e de período P=n \cdot p_{1}=m \cdot p_{2}.

Tendo em mente o teorema acima, vamos à resolução do exercício. A questão proposta nos pede o período da função trigonométrica f:\mathbb{R} \longrightarrow\mathbb{R}, de domínio e contradomínio real, dada por y=f(x)=2sen(3x)-cos\left[\frac{(x-\pi)}{2}\right]=2sen(3x)-sen\left(\frac{x}{2}\rigt). Pelo teorema acima, o período P de f pode ser facilmente obtido através dos períodos p_{1} e p_{2} das funções g:\mathbb{R}\longrightarrow\mathbb{R}, dada por g(x)=2sen(3x), e h:\mathbb{R}\longrightarrow\mathbb{R}, tal que h(x)=cos\left[\frac{(x-\pi)}{2}\right]=sen\left(\frac{x}{2}\right). Vamos considerar p_{1} como sendo o período de g e p_{2} o período de h, sendo assim é sabido que p_{1}=\frac{2\pi}{\left|3\right|}=\frac{2\pi}{3} e p_{2}=\frac{2\pi}{\left|\frac{1}{2}\right|}=4\pi. Logo:

\frac{p_{1}}{p_{2}}=\frac{\left(\frac{2\pi}{3}\right)}{4\pi}=\frac{1}{6}=\frac{m}{n}\ \ \ \Rightarrow

\frac{m}{n}=\frac{1}{6}\ \ \ \ \ e\ \ \ \ \left(m,\ n\ \in\ \mathbb{Z_{+}^{*}}\ \ e\ \ mdc(m,\ n)=1\right)\ \ \ \Rightarrow

m=1\ \ \ e\ \ \ n=6

Portanto, o período P de y=f(x)=2sen(3x)-cos\left[\frac{(x-\pi)}{2}\right] é dado por:

P=6 \cdot\frac{2\pi}{3}=1 \cdot 4\pi=4\pi.

Obs.: É claramente perceptível que o enunciado do teorema diz respeito à funções periódicas que equivalem à soma ou produto de duas outras também periódicas. É de fundamental importância ressaltar que o teorema estende-se também para funções periódicas que resultam a partir da diferença (assim como no exercício que você propôs) ou quociente (divisão) entre duas outras funções periódicas, ou seja, o período P de h'(x)=f(x)-g(x) e k'(x)=\frac{f(x)}{g(x)} \left(g(x)\neq 0\right) também é P=n \cdot p_{1}=m \cdot p_{2}.

Abraços!


rebecaestivaletesanc: Que espetáculo de solução!!! Fiz tudo que você escreveu em outras questões e deu tudo certo. Obrigada ♥♥♥
Usuário anônimo: Por nada!!
Usuário anônimo: Fofa, fico feliz por ter ajudado.
Perguntas interessantes