ENADE – HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL – TEOLOGIA – 4º PERÍODO
OBSERVE O SEGUINTE TRECHO DA MÚSICA “CONSTRUÇÃO”:
TEXTO I
COMEU FEIJÃO COM ARROZ COMO SE FOSSE UM PRÍNCIPE
BEBEU E SOLUÇOU COMO SE FOSSE UM NÁUFRAGO
DANÇOU E GARGALHOU COMO SE OUVISSE MÚSICA
E TROPEÇOU NO CÉU COMO SE FOSSE UM BÊBADO
E FLUTUOU NO AR COMO SE FOSSE UM PÁSSARO
E SE ACABOU NO CHÃO FEITO UM PACOTE FLÁCIDO
AGONIZOU NO MEIO DO PASSEIO PÚBLICO
MORREU NA CONTRAMÃO ATRAPALHANDO O TRÁFEGO.
FONTE: BUARQUE, C. CONSTRUÇÃO. RIO DE JANEIRO: PHILIPS RECORDS, 1971.
A SEGUIR, LEIA A POESIA INTITULADA DE “MOTIVO”:
TEXTO II
SE DESMORONO OU SE EDIFICO,
SE PERMANEÇO OU ME DESFAÇO,
— NÃO SEI, NÃO SEI. NÃO SEI SE FICO
OU PASSO.
SEI QUE CANTO. E A CANÇÃO É TUDO.
TEM SANGUE ETERNO A ASA RITMADA.
E UM DIA SEI QUE ESTAREI MUDO:
— MAIS NADA.
FONTE: MEIRELES, C. POESIA COMPLETA. INTRODUÇÃO DE WALMIR AYALA, NOTÍCIA BIOGRÁFICA E BIBLIOGRAFIA DE DARCY DAMASCENO. RIO DE JANEIRO: NOVA AGUILAR, 1994.
ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA COM RELAÇÃO ÀS INTERSECÇÕES ENTRE A MÚSICA E A POESIA E O SIGNIFICADO QUE ELAS POSSUEM.
Resposta Marcada :
As relações próximas entre a música e a poesia ficam claras ao compararmos uma com a outra, pois os sentidos de ambos os textos dependem do ritmo e da organização dos versos.
PONTUAÇÃO TOTAL: 5PONTUAÇÃO OBTIDA 5
SÃO TOMÁS DE AQUINO, PRINCIPAL REPRESENTANTE DA __________, DESENVOLVE UM PENSAMENTO PROFUNDAMENTE LIGADO AO DE __________. SEU PAPEL PRINCIPAL FOI O DE ORGANIZAR AS VERDADES DA RELIGIÃO E DE HARMONIZÁ- LAS COM A FILOSOFIA. PARA ELE, ENTÃO, A __________,CRIADA POR DEUS, E A __________, REVELAÇÃO DE DEUS, NÃO PODEM ENTRAR EM __________, PORQUE PROCEDEM DO MESMO PRINCÍPIO.
ASSINALE A ALTERNATIVA QUE PREENCHA CORRETAMENTE AS LACUNAS DO TEXTO APRESENTADO.
Resposta Marcada :
Escolástica – Aristóteles – razão – fé – contradição.
PONTUAÇÃO TOTAL: 5PONTUAÇÃO OBTIDA 5
ANAXÍMENES DE MILETO DISSE QUE O AR É O ELEMENTO ORIGINÁRIO DE TUDO O QUE EXISTE, EXISTIU E EXISTIRÁ, E QUE OUTRAS COISAS PROVÊM DE SUA DESCENDÊNCIA. QUANDO O AR SE DILATA, TRANSFORMA-SE EM FOGO, AO PASSO QUE OS VENTOS SÃO AR CONDENSADO. AS NUVENS FORMAM-SE A PARTIR DO AR POR FELTRAGEM E, AINDA MAIS CONDENSADAS, TRANSFORMAM-SE EM ÁGUA. A ÁGUA, QUANDO MAIS CONDENSADA, TRANSFORMA-SE EM TERRA, E QUANDO CONDENSADA AO MÁXIMO POSSÍVEL, TRANSFORMA-SE EM PEDRAS.
BURNET, J. A AURORA DA FILOSOFIA GREGA. RIO DE JANEIRO: PUC-RIO, 2006 (ADAPTADO).
TEXTO II
BASÍLIO MAGNO, FILÓSOFO MEDIEVAL, ESCREVEU: “DEUS, COMO CRIADOR DE TODAS AS COISAS, ESTÁ NO PRINCÍPIO DO MUNDO E DOS TEMPOS. QUÃO PARCAS DE CONTEÚDO SE NOS APRESENTAM, EM FACE DESTA CONCEPÇÃO, AS ESPECULAÇÕES CONTRADITÓRIAS DOS FILÓSOFOS, PARA OS QUAIS O MUNDO SE ORIGINA, OU DE ALGUM DOS QUATRO ELEMENTOS, COMO ENSINAM OS JÔNIOS, OU DOS ÁTOMOS, COMO JULGA DEMÓCRITO. NA VERDADE, DÃO IMPRESSÃO DE QUEREREM ANCORAR O MUNDO NUMA TEIA DE ARANHA.”
GILSON, E.: BOEHNER, P. HISTORIA DA FILOSOFIA CRISTA. SÃO PAULO: VOZES, 1991 (ADAPTADO).
FILÓSOFOS DOS DIVERSOS TEMPOS HISTÓRICOS DESENVOLVERAM TESES PARA EXPLICAR A ORIGEM DO UNIVERSO, A PARTIR DE UMA EXPLICAÇÃO RACIONAL. AS TESES DE ANAXÍMENES, FILÓSOFO GREGO ANTIGO, E DE BASÍLIO, FILÓSOFO MEDIEVAL, TÊM EM COMUM NA SUA FUNDAMENTAÇÃO TEORIAS QUE
Resposta Marcada :
postulavam um princípio originário para o mundo.
PONTUAÇÃO TOTAL: 5PONTUAÇÃO OBTIDA 5
DE FATO, NÃO É PORQUE O HOMEM PODE USAR A VONTADE LIVRE PARA PECAR QUE SE DEVE SUPOR QUE DEUS A CONCEDEU PARA ISSO. HÁ, PORTANTO, UMA RAZÃO PELA QUAL DEUS DEU AO HOMEM ESTA CARACTERÍSTICA, POIS SEM ELA NÃO PODERIA VIVER E AGIR CORRETAMENTE. PODE-SE COMPREENDER, ENTÃO, QUE ELA FOI CONCEDIDA AO HOMEM PARA ESSE FIM, CONSIDERANDO-SE QUE SE UM HOMEM A USA PARA PECAR, RECAIRÃO SOBRE ELE AS PUNIÇÕES DIVINAS. ORA, ISSO SERIA INJUSTO SE A VONTADE LIVRE TIVESSE SIDO DADA AO HOMEM NÃO APENAS PARA AGIR CORRETAMENTE, MAS TAMBÉM PARA PECAR. NA VERDADE, POR QUE DEVERIA SER PUNIDO AQUELE QUE USASSE SUA VONTADE PARA O FIM PARA O QUAL ELA LHE FOI DADA?
AGOSTINHO. O LIVRE-ARBÍTRIO. IN: MARCONDES, D. TEXTOS BÁSICOS DE ÉTICA. RIO DE JANEIRO: JORGE ZAHAR, 2008.
NESSE TEXTO, O FILÓSOFO CRISTÃO AGOSTINHO DE HIPONA SUSTENTA QUE A PUNIÇÃO DIVINA TEM COMO FUNDAMENTO O(A)
Resposta Marcada :
insuficiência da autonomia moral.
PONTUAÇÃO TOTAL: 5PONTUAÇÃO OBTIDA 5
Total20 / 20
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
Explicação: COMEU FEIJÃO COM ARROZ COMO SE FOSSE UM PRÍNCIPE
Perguntas interessantes
Inglês,
5 meses atrás
História,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Pedagogia,
5 meses atrás
Biologia,
10 meses atrás
Filosofia,
10 meses atrás