Sociologia, perguntado por guiddielp78wng, 11 meses atrás

(ENADE - adaptada) Leia os textos.
Às ações de pensar que só têm a mente humana como causa chamamos de volições. A mente humana, enquanto é concebida como causa suficiente para produzir tais ações, é chamada vontade. (...) Deve-se notar que, embora a alma humana seja determinada pelas coisas exteriores para afirmar ou negar, não é determinada a ponto de ser constrangida por elas, mas permanece livre, pois nenhuma coisa tem a capacidade de destruir a essência dela.
ESPINOSA, Baruch. Pensamentos metafísicos. (Adaptado)
Não é apenas nos fenômenos semelhantes ao seu, entre os homens e os animais, que reencontramos como essência íntima esta mesma vontade. (...) Pode-se vê-la na força que faz crescer e vegetar a planta e cristalizar o mineral; na comoção que ocorre no contato de dois metais heterogêneos (...) e até mesmo na gravidade que age com tanto poder sobre toda matéria e que atrai a pedra para a Terra assim com a Terra para o Sol.
SCHOPENHAUER, Arthur. O mundo como vontade e representação. (Adaptado)
Com base nos textos e no que foi estudado a respeito do assunto, analise as afirmativas a seguir:
I. Os dois autores defendem uma mesma fundamentação da vontade.
II. Para Schopenhauer, a vontade pode ter um caráter irracional.
III. Mente e vontade são substâncias distintas, segundo Espinosa.
IV. A vontade é livre, segundo Espinosa.
V. A vontade é inexorável e se manifesta na Natureza, segundo Schopenhauer. É correto apenas o que se afirma em Escolha uma:
a. I, II e III.
b. I, IV e V.
c. II, III e IV.
d. II, IV e V.
e. III, IV e V.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
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I é falsa, para Espinosa a vontade é vista como um atributo humano e para Schopenhauer como uma força da natureza.

II é verdadeira, embora esta "irracionalidade" queira dizer uma ordem que não obedece aos "padrões" da racionalidade humana.

III é falsa, pois Espinosa diz que, em certo sentido, se confundem.

IV é verdadeira, sendo um atributo mental.

V é verdadeira, pois Schopenhauer (que, aliás, defendia a existência de duas vontades, uma humana e uma natural) afirmava que a Vontade era a essência de tudo.

É correta a alternativa D.

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