Emmanuel Lévinas foi um dos filósofos que desenvolveu uma ética marcada pelo compromisso e responsabilidade do Eu em relação ao outro. Sobre a ética da alteridade, proposta por Lévinas, é CORRETO afirmar que:
Escolha uma:
a. A ética elaborada por Lévinas se configura a partir de um fundamento ontológico, o Bem demonstrado racionalmente.
b. A relação ético-metafísica, apresentada por Lévinas, instaura no tempo a possibilidade de uma relação para além da essência.
c. A ética levinasiana é construída a partir da concepção heideggeriana, que concebe a solidão no interior de uma relação.
d. A alteridade, no sentido levinasiano, é a impossibilidade de relação do ser separado e finito com o Outrem, a partir do Desejo metafísico.
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A é falsa. Para Lévinas o bem - compreendido enquanto fenômeno social - é construído na interação entre os sujeitos, e não é algo que existe por si mesmo.
B é verdadeira. Deste modo as relações partem não de um pressuposto imutável, mas de algo que é construído no tempo.
C é falsa, posto que para Lévinas o sujeito é necessariamente social.
D é falsa, pois Lévinas ressalta a possibilidade desta relação, não a sua impossibilidade.
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Resposta:
B
Explicação:
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