Emilia Ferreiro e Ana Teberosky, contribuíram com seus estudos e pesquisas, e propuseram tirar a centralidade do processo de alfabetização, que era baseado nos métodos, para o sujeito que aprende. Segundo Luiz Carlos Cagliari, (1998), a alfabetização pode ser vislumbrada a partir de duas concepções, uma baseada no ensino e outra na aprendizagem.
(CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetizando sem o bá-be-bi-bo-bu, São Paulo: Scipione, 1998. ( Coleção Pensamento e Ação no Magistério.)
Sobre o método de ensino e método de aprendizagem, leia as afirmações, marque V para o que for verdadeiro e F para o que for falso. Em seguida assinale a alternativa correta:
( ) O método de ensino é baseado no professor e nas cartilhas.
( ) No método de ensino se entende que todos os alunos pouco ou nada sabem quando ingressam na escola.
( ) O método de aprendizagem, está centrado no aluno.
( ) No método de aprendizagem se reconhece que ao ingressar na escola cada aluno traz diferentes bagagens de conhecimento sobre o universo da escrita.
( ) O método de ensino e o método de aprendizagem se complementam entre si.
Alternativas:
a)
V, V, F, F, F.
b)
F, F, V, V, V.
Alternativa assinalada
c)
V, F, V, F, F.
d)
F, F, F, F, V.
e)
V, V, V, V, F.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Sim, a alternativa C está correta.
É interessante observar que segundo as autoras Emilia Ferreiro e Ana Teberosky, é necessário apresentar às crianças os suportes de linguagem escrita, em particular os livros e, sobretudo, suportes que, nos lares das crianças, são poucos frequentes.
Por isso, o uso cotidiano e sistemático de situações de leitura e de escrita em seu universo cultural marca, desde o primeiro momento, as explorações das crianças com relação à escrita e à leitura o que as auxiliarão a naturalmente serem usuárias comuns da escrita e análise.
Respondido por
1
Resposta:
e)
V, V, V, V, F. CORRETO
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Química,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás