Emília é uma das personagens mais fascinantes da literatura brasileira, não apenas considerando a literatura infantil e sim a literatura como um todo. Isso porque sua construção é complexa e ela une fantasia e irreverência em apenas uma personagem. Com esse olhar crítico em relação a personagem, analise o trecho literário a seguir:
“Emília tinha ideias de verdadeira louca.
– Vou lá – dizia ela – e agarro nas orelhas de dona Carocha e dou um pontapé naquele nariz de papagaio e pego o Polegada pelas pelas botas e venho correndo.
Narizinho ria-se, ria-se…
– Vai lá onde, Emília?
– Lá onde mora a velha.
– E onde mora a velha?
A boneca não sabia, mas não se atrapalhava na resposta. Emília nunca se atrapalhou nas suas respostas. Dizia as maiores asneiras do mundo, mas respondia.
– A velha mora com o Pequeno Polegada.
– Polegar, Emília!
– PO-LE-GA-DA.
Era teimosa como ela só. Nunca disse doutor Caramujo. Era sempre doutor Cara de Coruja. E nunca quis dizer Polegar. Era sempre Polegada”.
LOBATO, Monteiro. Reinações de Narizinho. v.2. Ilustrações Paulo Borges. São Paulo: Globo, 2007.
Considerando a citação apresentada e os conteúdos abordados no texto-base, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I- Emília é um personagem que ao mesmo tempo é um alívio cômico na obra de Lobato é também o personagem teimoso e confrontador servindo quase como alter ego das ideias de Lobato.
PORQUE
II- A atuação da boneca Emília nas obras do Sítio do Pica-Pau Amarelo subverte a lógica, flerta com o absurdo e com a fantasia, e a personagem pode fazer isso pois sua própria existência é um elemento insólito: é uma boneca fala
Soluções para a tarefa
Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Explicação:
As duas asserções são verdadeiras: elucidam alguns aspectos importantes na construção da personagem Emília. A primeira asserção destaca a irreverência de Emília e com o fato dela representar um alter ego do autor. E a segunda asserção destaca o aspecto insólito e fantástico na construção da personagem. Apesar de ambas verdadeiras, não há uma relação de causa e independência entre as asserções.
Sobre o trecho de Reinações de Narizinho de Monteiro Lobato podemos afirmar que As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As duas assertivas estão corretas e apresentam aspectos considerados como importantes diante da construção literária de Emília. A primeira assertiva destaca a personalidade de Emília enquanto a segundo apresenta um aspecto insólito com a construção de personagem.
Sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo
Sítio do Pica Pau Amarelo é uma coleção de livros criado por Monteiro Lobato do gênero da literatura fantástica em que atravessou gerações diversas e pode ser considerado como um dos livros da literatura infantil do Brasil mais reconhecidas.
Saiba mais sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo em https://brainly.com.br/tarefa/34775196
Espero ter ajudado.