EMILIA – Ah, quem é? Carlos!
CARLOS – Cala-te! [...] Onde está minha tia, e o teu padrasto?
EMÍLIA – Lá em cima, mas o que tens?
CARLOS – Fugi do convento, e aí vem eles atrás de mim.
EMÍLIA – Fugiste, por que motivo?
CARLOS- Por que motivo? Pois faltam motivos para se fugir do convento? [...]
EMÍLIA – Que fizeste, louco?
(Trecho da peça O noviço, de Martins Pena)
120) Marco do teatro nacional do século XIX, Martins Pena trouxe para cena brasileira questões pertinentes à sociedade
da época. No trecho apresentado, há um diálogo entre Carlos e Emília, no qual o autor coloca em cena:
a) A evolução da mocinha romântica para a mocinha realista ao colocar Emília numa nova perspectiva de compor-
tamento para o século XIX.
b) A transformação do heroi romântico para o heroi realista, na figura de Carlos, que não mais apresenta o compor-
tamento ético do mocinho completo, e foge do convento.
c) A mudança dos valores religiosos do século XIX evidenciados no diálogo.
d) O questionamento do casamento por interesse, tão presente na sociedade da época.
e) O retrato da realidade nacional, com um casal tipicamente romântico.
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b) A transformação do heroi romântico para o heroi realista, na figura de Carlos, que não mais apresenta o compor-
tamento ético do mocinho completo, e foge do convento.
tamento ético do mocinho completo, e foge do convento.
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