Sociologia, perguntado por flavioscarmo, 11 meses atrás

Émile Durkheim propõe o conceito de Consciência Coletiva para se referir ao conjunto das maneiras de pensar e agir que está acima das vontades e opiniões individuais e que se impõe a todos produzindo a coesão social necessária para garantir continuidade ao processo de evolução natural por que passam todas as sociedades. O autor entende que o nível de coerção exercido pela consciência coletiva pode variar, sendo que:

A. É menor quanto maior for o nível de desenvolvimento material de uma sociedade, uma vez que os indivíduos necessitarão buscar formas de superar o baixo nível coesão social

B. É menor quanto maior for o nível de divisão social do trabalho, já que os indivíduos tenderão a regular suas vidas correspondendo a pressões que passam a ocorrer no campo do trabalho.

C. É maior quando o nível de divisão social do trabalho é pequeno, levando os indivíduos a uma maior autonomia no grupo social.

D. É maior em sociedades capitalistas desenvolvidas, onde a divisão do trabalho social é ampla, de forma que os indivíduos se sentem pouco propensos a se submeterem a regras que não sejam democráticas.

E. É maior em sociedades pré-capitalistas nas quais as regras de convivência social são garantidas pelo peso da tradição, da religião e da moralidade imposta pela família.
URGENTE!!!!!

Soluções para a tarefa

Respondido por silviosamu192
1

Resposta:

Resposta D - É maior em sociedades pré-capitalistas nas quais as regras de convivência social são garantidas pelo peso da tradição, da religião e da moralidade imposta pela família.

Explicação:

Perguntas interessantes