História, perguntado por maluneto7020, 5 meses atrás

Embora seja há muito conhecido que a saúde-doença se produz e distribui na sociedade mediante fortes processos de determinação social, econômica, cultural, ambiental, política etc. , só recentemente este conceito vem sendo incorporado ao arcabouço conceitual e prático para a formulação de políticas e estratégias em direção à saúde. É, sobretudo a partir de 2003, com a criação da Comissão Global sobre Determinantes Sociais da Saúde, que se inicia um processo de sistematização do conhecimento disponível e de articulação, no plano mundial, de iniciativas e fomento de políticas inspiradas nesse referencial. De imediato isso representou um alargamento do campo da saúde e o fortalecimento de abordagens intersetoriais para as políticas e ações de saúde. Na verdade, desde os anos 90, vem-se realizando Cúpulas Mundiais no âmbito das Nações Unidas, com grande participação dos países, sobre temas de relevância para a humanidade. Tais encontros refinaram e ampliaram o marco conceitual, recolheram experiências exitosas e produziram recomendações de políticas de enfrentamento dos determinantes sociais de saúde, sobretudo com vistas a diminuir as iniquidades sociais e em saúde

Soluções para a tarefa

Respondido por aalvesluu17
0

A OMS conceitua a saúde não só pela ausência de doença, na verdade o processo de saúde-doença é bem mais profundo do que parece ser, sendo assim, a saúde é analisada de forma integralizada, em que o paciente deve ser analisado como um todo, ou seja, deve haver todo um estudo sobre tudo que determina a condição de saúde daquele paciente.

O processo de saúde-doença e suas características

O processo de saúde e doença deve ser analisado pelos profissionais de forma íntegra, dessa forma, o profissional deve encontrar não só as causas fisiológicas que causaram aquela doença.

Como por exemplo de um paciente diabético, neste caso, o profissional deve averiguar a herança genética desse paciente, além disso, deve verificar se os determinantes sociais de onde ele vive pode influenciar- por exemplo, se é promovido educação em saúde que informam a população sobre a diabetes, como evita-la e o tratamento. E só após toda essa análise que deve ser fechado um diagnóstico.

Leia mais sobre O processo de saúde-doença: https://brainly.com.br/tarefa/41729212

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes