Embora seja há muito conhecido que a saúde-doença se produz e distribui na sociedade mediante fortes processos de determinação social, econômica, cultural, ambiental, política etc., só recentemente este conceito vem sendo incorporado ao arcabouço conceitual e prático para a formulação de políticas e estratégias em direção à saúde. É, sobretudo a partir de 2003, com a criação da Comissão Global sobre Determinantes Sociais da Saúde, que se inicia um processo de sistematização do conhecimento disponível e de articulação, no plano mundial, de iniciativas e fomento de políticas inspiradas nesse referencial. De imediato isso representou um alargamento do campo da saúde e o fortalecimento de abordagens intersetoriais para as políticas e ações de saúde.
Na verdade, desde os anos 90, vem-se realizando Cúpulas Mundiais no âmbito das Nações Unidas, com grande participação dos países, sobre temas de relevância para a humanidade. Tais encontros refinaram e ampliaram o marco conceitual, recolheram experiências exitosas e produziram recomendações de políticas de enfrentamento dos determinantes sociais de saúde, sobretudo com vistas a diminuir as iniquidades sociais e em saúde.
CARVALHO, AI. Determinantes sociais, econômicos e ambientais da saúde. In FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. A saúde no Brasil em 2030 - prospecção estratégica do sistema de saúde brasileiro: população e perfil sanitário [online]. Rio de Janeiro: Fiocruz/Ipea/Ministério da Saúde/Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, 2013. Vol. 2. pp. 19-38.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmações a seguir.
I. As primeiras reuniões e eventos mundiais focados no debate sobre saúde ocorreram após 2003, quando criou-se a primeira comissão para tratar dessa pauta em termos de alcance global.
II. A criação da Comissão Global sobre Determinantes Sociais da Saúde foi essencial para a articulação de estudos e ações visando a promoção de melhores condições de saúde para a população.
III. O meio social pode ser determinante para o quadro de saúde de um indivíduo, isto é, há meios em que o cidadão está mais sujeito a ter ou não problemas de saúde dadas as suas condições de vida.
É correto o que se afirma em
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
Resposta:
II e III
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
Pedagogia,
5 meses atrás
Física,
5 meses atrás
Química,
6 meses atrás
Geografia,
6 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
História,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás