Embora possam parecer sinônimos, juízo e juiz são distintos, sendo fundamental a diferença destes para dois importantes institutos processuais: impedimento e incompetência. O juízo decorre da distribuição de competência estabelecida em lei, ou seja do órgão judiciário, enquanto quando falamos do juiz, há uma referência direta à pessoa de quem está exercendo o cargo.
Sobre isso, complete as lacunas da sentença a seguir:
As vedações de ordem objetivas, que visam impossibilitar que o Magistrado atue em determinado processo, são conhecidas como ____________, e dizem respeito ao ____________. Já o rol de impossibilidades de atuação de magistrados, ligado ao poder concedido pelo Estado ao Exercício da Jurisdição, é conhecido como ____________, e diz respeito ao ____________.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Escolha uma:
a.
impedimento/ juiz/ impedimento/ juiz.
b.
impedimento/ juiz/ incompetência/ juiz.
c.
impedimento/ juiz/ incompetência/ juízo.
d.
impedimento/ juízo/ incompetência/ juiz.
e.
incompetência/ juízo/ impedimento/ juiz.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a C.
As vedações de ordem objetivas, que visam impossibilitar que o Magistrado atue em determinado processo, são conhecidas como impedimento e dizem respeito ao juiz. Já o rol de impossibilidades de atuação de magistrados, ligado ao poder concedido pelo Estado ao Exercício da Jurisdição, é conhecido como incompetência e diz respeito ao juízo.
Incompetência diz respeito ao juízo, à falta de jurisdição daquela vara ou tribunal para julgar determinado caso, como aconteceria se uma ação penal fosse impetrada na vara cível.
Já o impedimento diz respeito ao próprio juiz, em casos em que não pode atuar no processo, como quando é declarado suspeito.
Resposta:
impedimento/ juiz/ incompetência/ juízo. Correto
Explicação:
CORRIGIDA PELO AVA