"embora pareça imperceptível, o ar presente na atmosfera exerce pressão sobre nós, por causa da força da gravidade. essa pressão, denominada pressão atmosférica, é a força provocada pelo peso do ar sobre uma superfície, cujo valor é expresso em milibares (mb)". (martins, d. et al. geografia sociedade e cotidiano: fundamentos. volume 01, 3ª ed. são paulo: escala educacional, 2013. p.125). 1. considerando os efeitos da pressão atmosférica no nosso cotidiano, podemos afirmar que uma das consequências de sua elevação em uma área é: * 1 ponto a) a oscilação não previsível das temperaturas. b) a diminuição constante das altitudes. c) a transformação das paisagens. d) a repulsão dos ventos atmosféricos. sobre o clima mundial, os fatores e os processos que o condicionam, considere as afirmativas a seguir: i. a latitude influencia na distribuição espacial das temperaturas. dessa forma, quanto maior for latitude, menores serão as temperaturas. ii. a pressão atmosférica varia em função da altitude e da temperatura. assim, quanto maior for a altitude, menor será a pressão atmosférica e quanto mais alta a temperatura, menor será a pressão. iii. o planeta terra é aquecido uniformemente, tanto ao longo da sua superfície quanto ao longo do tempo (anos), e isto condiciona a circulação atmosférica com a produção de centros de alta e de baixa pressão, que se alteram continuamente. iv. dependendo das condições locais, a precipitação pode ocorrer na forma de chuva, granizo ou neve e está relacionada, principalmente, à umidade atmosférica. v. a diferença entre as temperaturas máxima e mínima é maior no interior dos continentes e a continentalidade exerce grande influência sobre essa amplitude térmica. 2. (unioeste – adaptada) sobre as considerações acima, podemos dizer que: * 1 ponto a) estão incorretas as afirmativas i, iii e v. b) estão incorretas as afirmativas i e iv. c) estão incorretas as alternativas i, iv e v. d) apenas a afirmativa iii está incorreta.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa correta: letra E
Explicação:
Com o aumento da pressão atmosférica, os ventos tendem a deslocar-se em direção às áreas mais frias e de menor pressão. Assim, quanto maior for a diferença de pressão entre duas áreas, maior será a velocidade do deslocamento dos ventos entre elas.
Resposta:
Oiii Renan tudo bem?
A sua questão 1 :
1) Considerando os efeitos da pressão atmosférica no nosso cotidiano, podemos afirmar que uma das consequências de sua elevação em uma área é:
a) a oscilação não previsível das temperaturas.
b) a diminuição constante das altitudes.
c) a transformação das paisagens.
d) o desgaste das formas de relevo.
e) a repulsão dos ventos atmosféricos.
A resposta é
Alternativa E) a repulsão dos ventos atmosféricos.
Explicação:
A velocidade de deslocamento dos ventos ocorre uma maior diferença de pressão em um determinada área, dessa maneira também, quando ocorre um aumento na pressão, os ventos tendem a se deslocar para as áreas mais frias (quanto mais quente a temperatura maior pressão, quanto menor a temperatura menor a pressão.
A sua questão 2:
2) Sobre as considerações acima, podemos dizer que:
a) estão incorretas as afirmativas i, iii e v.
b) estão incorretas as afirmativas i e iv.
c) estão incorretas as alternativas i, iv e v.
d) apenas a afirmativa iii está incorreta.
A resposta é
Alternativa D) apenas a afirmativa iii está incorreta.
Explicação:
O planeta não é aquecido uniformemente, e sim de maneira desigual, pois os raios incidem de maneira mais forte nas regiões equatoriais e de maneira mais fraca em regiões polares.
Bons estudos! :)
Da coração pfvr♡