Leia com atenção o texto abaixo:
"Vimos que o Espírito do Branco é ritualmente definido, nos cantos xamânicos kuna, como um "habitante" de uma "aldeia" invisível, situada na Terra dos Mortos. De fato, essa transferência da representação do inimigo branco do mundo "real" para a terra habitada pelos mortos é crucial na cosmologia kuna. Meu ponto de partida será os dois traços característicos mínimos que parecem definir o Branco (ser "habitante de uma aldeia sobrenatural", e estar relacionado aos mortos), e evocam em detalhes a maneira pela qual a tradição kuna representa esse mundo sobrenatural e define a natureza de um espírito. (...) Nesse contexto, o sofrimento é descrito simultaneamente em termos cosmológicos e fisiológicos: sofrer é experimentar uma transformação do universo que envolve uma debilitação dramática da balança natural entre o que é visto e o que é percebido pelos outros sentidos. A dimensão fisiológica é descrita como um "corpo interior" que nenhuma percepção visual pode alcançar, e a dimensão cosmológica como um mundo inacessível à percepção normal. Dessa perspectiva, as propriedades do mundo invisível (como os "rios germinantes" do mito que citamos) referem-se ao corpo humano, e as propriedades invisíveis do corpo (por exemplo, a dor gerada pelo trabalho de parto no Caminho de Mu) ao mundo exterior."
SEVERI, Carlo. Cosmologia, crise e paradoxo: da imagem de homens e mulheres brancos na tradição Xamânica Kuna. Mana, Rio de Janeiro , v. 6, n. 1, p. 121-155, Apr. 2000 .
Ao longo do texto, o autor se refere constantemente ao conceito de cosmologia. Com base em seus conhecimentos, podemos dizer que para a Antropologia a noção de cosmologia diz respeito à:
A- A cosmologia diz respeito às narrativas orais sem valores simbólicos de um povo.
B- A cosmologia diz respeito às práticas simbólicas rituais.
C- A cosmologia indica as relações existentes entre mitos e a sua dimensão prática, os ritos.
D- A cosmologia diz respeito unicamente aos mitos de um povo.
E- A cosmologia diz respeito às formas de contato com o outro e o modo como são transmitidas narrativas simbólicas.
Soluções para a tarefa
Todas as alternativas apresentadas, a respeito da noção de cosmologia que a antropologia tem, estão erradas.
Assim, vamos analisar as alternativas:
Alternativa I - é falsa, pois a cosmologia está diretamente relacionada ao estudo da origem do mundo através dos astros.
Alternativa II - é falsa, pois, nesse caso, estamos falando de mitologia que é desenvolvida em cada cultura e tem a contribuição de todos para que se desenvolva.
Alternativa III - é falsa, pois ainda estamos falando de mitologia.
Alternativa IV - é falsa, os mitos de um povo diz respeito à mitologia.
Alternativa V - é falsa, a cosmologia não possui narrativas simbólicas, pois está diretamente ligada ao estudo dos astros.
Portanto, todas as alternativas apresentadas são falsas.
Espero ter ajudado, bons estudos :)
Resposta:
A cosmologia indica as relações existentes entre mitos e a sua dimensão prática, os ritos.
Explicação:
opção correta.