Embora não pareça, o Pacto Federativo, ou seja, como nosso país se organiza em relação a questão do recolhimento e distribuição de impostos entre o Governo Federal e Estados da Nação pode ter uma relação direta quanto à questão da corrupção, sendo o que aborda La Rocque (2017):
Um setor público que toma mais de 40% do PIB torna-se tão grande e poderoso que escolhe os vencedores e compra a sociedade civil
[...] Uma boa revisão do Pacto Federativo deveria justamente ter sido o esforço de Sérgio Cabral junto a Lula e Dilma, para aproveitar o tão alardeado alinhamento de poder entre as esferas públicas e traçar um caminho de desenvolvimento sustentável para o estado. Ao invés de conseguir dinheiro via antecipações, de royalties, por exemplo, para o fundo de aposentadoria, o que acabou permitindo aumento substancial da folha e o retardo da necessária reforma de previdência, ou para obras faraônicas e superfaturadas, usando como desculpas a Copa, as Olimpíadas e o “desenvolvimento” das favelas. Esta última, a pior parte. Prometeram um estado democrático de direito aos moradores das favelas, com melhorias significativas na qualidade do serviço público, e o que restou foram escombros do PAC, a volta da violência com a antiga briga para ver quem serão os novos “donos do morro”, dentre gangues de traficantes e de milicianos. Estão indignados, claro. O dinheiro nunca chega à ponta (LA ROCQUE, 2017).
Fonte: LA ROCQUE, Eduarda. O sentido mais amplo da corrupção. Jornal O Globo On-line. 2017. Disponível em: . Acesso em: 28 out. 2017.
Baseando-se no texto acima, é possível afirmar que:
A questão de como os Estados se organizam em relação ao recolhimento e aplicação de tributos tem uma relação direta com a corrupção, bem como com o desenvolvimento da população, sendo um entrave à prosperidade no atual momento em que vivemos
PORQUE
As regras atuais permitem que os mandatários do poder acabem decidindo o emprego dos recursos arrecadados, muitas vezes com abordagens populistas, fisiológicas, deixando de investir em ações estruturantes para sociedade, como saúde, educação e segurança.
Analisando as afirmativas acima, é possível concluir que:
Escolha uma:
a. Ambas as afirmativas são falsas.
b. Apenas a primeira afirmativa é verdadeira.
c. Ambas as afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira. (CORRETA)
d. Apenas a segunda afirmativa é verdadeira.
e. Ambas as afirmativas são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
Soluções para a tarefa
Respondido por
25
c. Ambas as afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira. (CORRETA)
Respondido por
13
Ambas as afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira. (CORRETO)
PAULAKEMMER:
Ambas as afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
Perguntas interessantes
Português,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás