Embora inegáveis os benefícios que ambas as economias têm auferido do intercâmbio comercial, o Brasil tem reiterado seu objetivo de desenvolver com a China uma relação comercial menos assimétrica. Os números revelam com clareza a assimetria. As exportações brasileiras de produtos básicos, especialmente soja, minério de ferro e petróleo, compõem, dependendo do ano, algo entre 75% e 80% da pauta, ao passo que as importações brasileiras consistem, aproximadamente, em 95% de produtos industrializados chineses, que vão desde os mais variados bens de consumo até máquinas e equipamentos de alto valor. LEÃO, V. C. Prefácio. in: CINTRA. M. A. M.; SILVA FILHO. E. B.; PINTO. E. C. (Org). China em transformação: dimensões econômicas e geopolíticas do desenvolvimento. Rio de Janeiro: Ipea. 2015. Uma ação estatal de longo prazo capaz de reduzir a assimetria na balança comercial brasileira, conforme exposto no texto, é o (a)
A) expansão do setor extrativista.
B) incremento da atividade agrícola.
C) diversificação da matriz energética.
D) fortalecimento da pesquisa científica
PFV EU PRECISO DE AJUDA ALGM ME AJUDA PFV
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra D
Explicação:
O texto destaca a assimetria na balança comercial entre Brasil e China, já que o Brasil exporta, predominantemente, produtos básicos, mas importa, majoritariamente, produtos industrializados. Uma ação que poderia reduzir tal assimetria é o fomento à pesquisa científica, e uma política de desenvolvimento industrial, podendo agregar maior valor às exportações do País.
A relação comercial entre a China e o Brasil retrata a necessidade da economia brasileira fortalecer a pesquisa científica. Sendo assim, a resposta correta é a letra D)
Na DIT (divisão internacional do trabalho) o Brasil produz produtos agrícolas e extrativistas que possuem baixo valor econômico agregado. E por serem commodities as mercadorias são precificados no mercado internacional.
Já a China está na linha de frente da produção tecnológica, possuindo excelência na produção do 5G, dos semicondutores e da alta tecnologia. Seus produtos são de alto valor agregado, possuindo excelentes preços internacionais.
A pesquisa científica seria o motor da inovação tecnológica, logo a melhoria da indústria brasileira e aumento dos produtos tecnológicos melhorariam a exportação e a balança comercial brasileira.
Sabia mais sobre a China https://brainly.com.br/tarefa/15401325