Embora discordassem em muitos aspectos a respeito da evolução dos seres vivos, Darwin e Lamarck tinham em comum o pensamento de que
a característica corporal adquirida durante a vida é transmitida às gerações.
a variabilidade genética é o principal fator responsável pela evolução.
o desuso de um órgão faz com que ele se atrofie e desapareça com o tempo.
o meio ambiente exerce um papel determinante no processo evolutivo.
o processo de seleção natural seleciona os indivíduos mais adaptados.
Soluções para a tarefa
Darwin e Lamarck concordavam que o meio ambiente exerce um papel determinante no processo evolutivo. (Alternativa D)
Ambos cientistas buscaram compreender a teoria evolutiva das espécies. Os primeiros estudos de variabilidade genética ocorreu apenas por volta da década de 1860, realizado pelo famoso austríaco Gregor Mendel.
A teoria de Lamarck fundamentava-se em duas teses:
- Lei do Uso e Desuso: entende-se que no contexto evolutivo e adaptação ao meio o órgão que está em uso tende a evoluir, consequentemente, a parte do corpo do organismo que esta em desuso tendem a se atrofiarem.
- Lei dos Caracteres Adquiridos: as características de uso e desuso das partes do organismo de um ser são transmitidas aos descendentes.
Segundo a Teoria de Darwin, teoria da evolução das espécies, o meio exerce uma seleção natural que favorece os indivíduos mais capacitados e mais aptos a estarem ali. Os mais ágeis vivem mais tempos, conclui seu ciclo reprodutivo e passas sus características evolutivas aos seus descendentes.
Diante dos fatos mencionados, concluímos que na teoria da seleção natural das espécies os indivíduos mais aptos são mais capazes de sobreviver aos determinados ambientes que estão inseridos.
Para mais informações, acesse:
Teoria Evolutiva: https://brainly.com.br/tarefa/557449
Seleção Natural: https://brainly.com.br/tarefa/4646012
Resposta:
autirnativa "D"
Explicação passo-a-passo:
COMFIA