Sociologia, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

“Embora ainda pouco explorado pela comunidade acadêmica brasileira, o diálogo entre os campos da antropologia e da educação reveste-se de grande importância e detém uma história antiga, a qual ultrapassa em muito a década de 1970, geralmente mais divulgada quando se coloca em pauta a apropriação do saber antropológico pelos pedagogos. Como aponta Gusmão (1997), tais contatos começam ainda na transição do século XIX ao XX, com os antropólogos analisando os contextos culturais da aprendizagem e os efeitos das diferenças entre os povos no desenvolvimento da infância e da adolescência. Com efeito, avança Gusmão (idem), o que essas pesquisas revelaram foi a existência de modos de vida ou sistemas interpretativos que, formalizados por técnicas e rituais específicos, exerciam e ainda exercem considerável influência no tipo de educação (leia-se: no controle social) apresentado por diferentes grupos humanos. Nesse sentido, demonstraram ainda como cultura e educação estão absolutamente imbricadas, incluindo-se aí complexas relações de poder.
Ainda segundo Gusmão (idem), porém, foi alguns anos mais tarde, ao longo das décadas de 1930 e 1940, que as relações entre antropologia e educação ganharam mais força. Aqui a autora chama a nossa atenção para o papel desempenhado por Franz Boas e seus discípulos – como Ruth Benedict ou Margareth Mead– ,cujas investidas contra os princípios do evolucionismo cultural possibilitaram uma crítica aos valores liberais que caracterizaram o campo político do século XIX e que se refletiam no tipo de pedagogia aplicado na sociedade norte-americana das primeiras décadas do século XX. O que a caracterizava? Exatamente uma organização escolar etnocêntrica, que, eminentemente coercitiva e pouco democrática, dificultava a integração do diferente.(SOUZA, Mauricio Rodrigues. “Por uma educação antropológica: comparando as ideias de Bronislaw Malinowski e Paulo Freire”. Revista Brasileira de Educação v. 11 n. 33 set./dez. 2006)”

Segundo Gusmão, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. A antropologia considera a escola em si como um aparelho ideológico, porque é eminentemente coercitiva e pouco democrática.
b. O diálogo entre a antropologia e a educação foi tema de muitas etnografias escritas por Franz Boas e seus discípulos – como Ruth Benedict e Margareth Mead;
c. A antropologia não nasce preocupada com a educação, mas a partir da década de 70, esse diálogo começa a ser delineado;
d. A antropologia traz contribuições para a educação já no início, porque quando critica o evolucionismo cultural também está criticando os valores liberais que influenciavam o recorte pedagógico da época;
Questão 2
“Descripção verdadeira de um paiz de selvagens, nus, ferozes e cannibaes, situado no novo mundo América, desconhecido na terra de Hessen antes e depois do nascimento de Christo, até que, há dois anos, Hans Staden de Homberg, em Hessen, por sua própria experiência, o conheceu e a gora dá á luz pela segunda vez, diligentemente, augmentada e melhorada.” (STADEN, Hanz. Viagem ao Brasil. Rio de Janeiro: Publicações da Academia Brasileira, p.13)

O texto acima faz parte da descrição geral do conteúdo do texto publicado por Hanz Staden sobre sua experiência com os Tupinambá em sua viagem ao Brasil.
Sobre a relação entre cronistas, como Staden, e a formação do pensamento antropológico, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. A cultura é uma forma de pensar de um povo, logo, considerar que os índios eram selvagens por estarem nus é um preconceito muito grande.
b. A antropologia nasce enquanto campo de conhecimento científico e nunca faz uso de textos como esse, de cunho claramente etnocêntrico;
c. Antes de se instituir como campo de conhecimento específico, a antropologia dialoga com os relatos de cronistas e de outras fontes que descreviam contato com povos considerados “diferentes”;
d. A antropologia não poderia fazer uso do texto de Hanz Staden pois ela nega o pensamento religioso como verdade.



...

Soluções para a tarefa

Respondido por silvalinamaria
14
A questão 1 não tenho certeza 
A questão 2 com certeza é letra c  - Antes de se incluir como campo de conhecimento...

Usuário anônimo: É a letra c mesmo eu acertei
LeloMC: QUESTÃO 01 - RESPOSTA ALTERNATIVA D: A antropologia traz contribuições para a educação já no início, porque quando critica o evolucionismo cultural também está criticando os valores liberais que influenciavam o recorte pedagógico da época;
Perguntas interessantes