Psicologia, perguntado por Francéia, 1 ano atrás

Embora a Lei Maria da Penha tenha completado 9 anos, uma a cada cinco mulheres brasileiras são vítimas de violência doméstica. Quais os desafios apresentados no cumprimento desta lei?

Soluções para a tarefa

Respondido por JoFrancéia
25
Poucos serviços especializados, falta de recursos humanos e capacitação das equipes, além disso a desarticulação da política a dependência financeira de algumas mulheres, a relação de afeto estabelecida entre a vítima e o agressor​.
Respondido por laiseschwarz
6

É difícil afirmar se os registros têm se mantido altos porque mais mulheres se sentem motivadas a denunciar ou se a violência, em si, continua aumentando. Uma constatação preocupante, no entanto, é que muitos dos casos relatados não chegam às delegacias e, consequentemente, não são encaminhados à Justiça. Pesquisa da Fundação Perseu Abramo, de 2010, indica que apenas um terço é levado às autoridades.

Para a comissão de inquérito que investigou no Congresso a violência contra a mulher entre 2012 e 2013, o quadro é grave e demonstra a insuficiência de equipamentos públicos adequados para receber as vítimas. Segundo o relatório final do grupo, o país conta com 408 Delegacias da Mulher e 103 núcleos especializados em delegacias comuns. A maioria está concentrada nas capitais e regiões metropolitanas.

Mesmo onde há as delegacias, a comissão constatou a situação de abandono de muitas delas, dificultando o registro de boletins de ocorrência e tomada de depoimentos das vítimas ou testemunhas. Uma das poucas exceções é a Delegacia da Mulher do Distrito Federal, que, apesar de localizada no Plano Piloto - longe das regiões com mais concentração feminina na capital - conta com uma estrutura adequada para atendimento às mulheres.

Perguntas interessantes