Contabilidade, perguntado por marlysantoscardoso, 11 meses atrás

Embora a burocracia seja vista por muitos como a vilã do progresso e eficiência organizacional, ela traz benefícios para as empresas que adotam os seus princípios, dentre eles a padronização e a impessoalidade no atendimento. Quando os princípios burocráticos são desvirtuados, é possível que ocorram as chamadas disfunções burocráticas dentro da organização e os benefícios podem virar problemas. As disfunções burocráticas já foram objeto de estudos.

Com base no exposto, apresente ao menos três disfunções burocráticas que prejudicam as organizações, e cite um exemplo prático de uma disfunção burocrática dentro de uma organização.

Soluções para a tarefa

Respondido por winederrn
53

1) Excesso de formalidades

De tanto seguir normas e procedimentos internos, os colaboradores ficam preocupados em seguir estritamente aquilo que está definido no papel. Desse modo, o atendimento ao público fica engessado e sem opção de personalização.

2) Despersonalização do relacionamento

Na prática, a Burocracia preza pela racionalidade e formalidade dos processos administrativos da empresa. Nesse sentido, as relações pessoais ficam para escanteio (ou deixadas de lado).

3) Resistência a mudanças

A resistência a mudanças ocorre muito por conta da quantidade de normas existentes na organização e apego aos processos engessados.

Até a próxima!

Respondido por lisiemuller
1

Resposta:

A burocracia está presente em todos os meios da organização. A teoria da burocracia e tida na administração como uma forma que busca transformar as organizações, criando um sistema com características como: divisão de trabalho, hierarquia de autoridade, racionalidade, impessoalidade, atender com o máximo de eficiência regras e padrões etc. O sistema burocrático proporciona vantagens e desvantagens, dentre as desvantagens forma se as disfunções burocráticas, como por exemplo: excesso de formalismo e de papelório, exibição de autoridade e dificuldade no atendimento a clientes e conflitos. Em um exemplo prático da disfunção da burocracia pode se citar o processo de compras enfrentado por algumas empresas, a necessidade de testemunhar tudo por meio de papel, gera a velha política de papelório, em construtora por exemplo, em alguns casos exige até mesmo o banco financiador da obra, essa pratica acarreta em atraso dos pedidos, gerando uma má logística por parte da organização vendedora, tão logo uma disfunção burocrática

Explicação:

Perguntas interessantes