"Em uma UTI neonatal, muitas crianças recebem atendimento da fisioterapia, pois é imprescindível que elas mantenham as vias aéreas livres de secreção e aumentem os volumes pulmonares para uma maior oxigenação tecidual. Neste caso, a monitoração deve ser intensa e os cuidados redobrados com o manuseio, cuidando para não haver excesso de manipulação. " De acordo com o contexto, assinale a alternativa correta. Escolha uma: a. O Aumento do Fluxo Expiratório (AFE) tem como objetivo a drenagem de secreções prolongando a expiração até o volume residual e aumentando a velocidade do fluxo expiratório, visando melhorar o transporte do muco para vias aéreas de maior calibre. B. A Drenagem Autógena Assistida (DAA) objetiva promover a eliminação de maior volume de ar, por redução de todos os diâmetros torácicos, proporcionando melhor carreamento e eliminação das secreções traqueobrônquicas. C. A Drenagem Autógena Assistida (DAA), em recém-nascidos pré-termo (RNPT) necessita de modificações baseadas nas limitações impostas pelas características fisiológicas, pois pode provocar alterações do fluxo sanguíneo cerebral se for realizado muito bruscamente. D. Na técnica de Aumento do Fluxo Expiratório (AFE), a manobra deve ser suave e é recomendado a aplicação do Aumento do Fluxo Expiratório rápido (AFER) para recém nascidos e AFE lento (AFEL) para lactentes. E. No Aumento do Fluxo Expiratório (AFE), o fisioterapeuta deve utilizar uma mão sobre o tórax, outra sobre o abdômen, assim quando a criança inspira deve ser realizada uma junção rápida das duas mãos para que o volume pulmonar e a secreção sejam eliminados
Soluções para a tarefa
Podemos considerar diante dos pacientes neonatais que a fisioterapia tem papel fundamental no auxílio a expectoração de secreção assim como melhora da capacidade residual pulmonar.
Diante disso a drenagem autógena assistida é uma técnica muito utilizada, sendo necessária sua modificação para evitar alterações do fluxo de sangue cerebral.
Portanto, o gabarito desta questão é a alternativa C.
Caracterizando a fisioterapia neonatal
Os fisioterapeutas neonatais desempenham papel fundamental na prevenção do acúmulo de secreção pulmonar e nas vias aéreas superiores, assim como estimulação sensório motora e se for o caso, treinamento muscular respiratório para o desmame dos dispositivos respiratórios (ventilação mecânica não invasiva ou invasiva).
Existem algumas técnicas respiratórias que são utilizadas e adaptadas para os prematuros, os recém nascidos pós-termo e para os lactentes. São elas:
- Drenagem autógena assistida (DAA);
- Aceleração do fluxo expiratório lento e rápido (AFE);
- Expiração lenta e prolongada da expiração (ELPr);
- Desobstrução rinofaringea retrógrada (DRR);
- Reeducação toracoabdominal (RTA).
Entenda mais sobre os prematuros aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/40569774
#SPJ4