Sociologia, perguntado por analauraleria, 9 meses atrás

Em uma sociedade que segundo Durkheim vive em uma solidariedade orgânica e que ao mesmo tempo vive o ápice da globalização, como a empatia e cooperação podem auxiliar essa sociedade “orgânica e globalizada”?

Soluções para a tarefa

Respondido por josuesilva2004
1

Resposta:

     Olá!

  • Segundo Émile Durkheim, a solidariedade orgânica é característica das sociedades modernas e industriais

Basicamente para Durkheim, os laços que unem os indivíduos à sociedade são designados pelo termo solidariedade. Com base nessa noção, ele caracteriza duas formas de organização social: sociedades tradicionais (pré-capitalistas) e modernas (capitalistas).

  1. Explicação para compreender melhor!

Solidariedade orgânica é o que caracteriza a sociedade capitalista, pois há uma ampla divisão de tarefas e funções, o que leva a uma grande interdependência entre os indivíduos, em termos econômicos e tecnológicos, mas, acima de tudo, moral.

Para Durkheim, o maior problema decorrente da divisão do trabalho está relacionado à questão moral, ou seja, à capacidade de manter os membros coesos e a sociedade funcionando harmonicamente. A ampla divisão do trabalho produz formas mais intensas de individualismo, o que faz, por sua vez, a consciência coletiva perder, em parte, sua capacidade agregadora.

  • Espero ter ajudado! Bons estudos!
Anexos:
Perguntas interessantes