1 "Concidadãos!0 povo, o Exército e o Armado Nacional, em perfeita comunhão de sentimentos com os nossos concidadãos residentes nas provindas, acobam de decretar a deposição da dinastia imperiot e consequentemente o extinção do sistema monárquico representotivo. Como resultado imediato desta revolução nacional, de caráter essenciolmente patriótico, acabo de ser instituído um Governo Provisório, cuja principal missão é garantir, com o ordem público, o liberdade e os direitos dos cidadãos *"Manifesto da Proclamação da República de 16 de novembro de 1889*. Apud CASAIECCHI.). E. A Pnctomoçõo do Repúblico. Sio Paulo: Brasiliense. 1981. p. 90.0 manifesto afirma que o povo e as forças militares decretaram a deposição da Monarquia num movimento qualificado de revolução nacional. Essa autoa-valiação corresponde inteiramente ao que ocorreu em 15 de novembro de 1889? Justifique sua resposta. O DL/SP/H1/H9/H11/H13
Soluções para a tarefa
Olá,
O manifesto está equivocado, já que o povo estava alheio ao ocorrido e mal sabia que o Imperador havia sido expulso do país. Não houve pleno conhecimento e tampouco apoio popular antes ou depois; o movimento que tomou o poder e instituiu a República era formado majoritariamente pelos militares.
Após isso, ao contrário do que relata o manifesto, houve confrontos; o Sul do país tentou se dissolver do Brasil na Revolução Farroupilha, além da guerra de Canudos, que pedia a volta da monarquia. Ocorreram outros conflitos em decorrência da proclamação da república.
Espero ter ajudado!
Resposta:
a) “Garantir, com a ordem pública, a liberdade e os direitos dos cidadãos”.
b) Não. As medidas tomadas pelo governo republicano garantiram o domínio das elites nos planos econômico e político. E excluíram a maior parte da população do espaço de participação política e da satisfação de suas necessidades econômicas. Sem espaço para participar, os grupos populares reagiram com revoltas que sacudiram diversas regiões do país. Exemplos: Canudos, Contestado, Revolta da Vacina.
c) Baseando-se na definição, o que ocorreu no processo de Proclamação da República não foi uma revolução. Mudou o regime de poder, mas o domínio da maior parte das oligarquias foi preservado.
Explicação: