em uma repartição pública, a razão entre o numero de funcionarios homens e o numero de funcionarias era de 3/7 ao final de um certo ano. Durante o ano seguinte , 50 funcionarios homens foram dispensados do trabalho e não houve qualquer contratação. Após essas alterações no quadro de funcionarios, a razão entre o numero de funcionarios homens e funcionarias passou a ser 2/5. Após esse fatos, o numero atual de funcionarios nessa repartição é: a) 2350 b) 2400 c) 2450 d) 2500 e) 2550
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Alternativa C: 2450.
Esta questão está relacionada com sistema de equações lineares. Esses sistemas são formados por equações algébricas, onde devemos determinar o valor correspondente de cada incógnita. Para isso, devemos ter o mesmo número de equações e incógnitas.
Inicialmente, vamos considerar o número de homens como X e o número de mulheres como Y. Ao fim do primeiro ano, a razão entre essas duas incógnitas era de:
Contudo, durante o ano seguinte, 50 desses homens foram demitidos e a razão se alterou. Então, ficamos com o seguinte:
Vamos substituir a primeira equação na segunda e calcular o valor de Y. Depois, voltamos para calcular o valor de X. Logo:
Portanto, o número atual de funcionários é:
Perguntas interessantes
Física,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Física,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Direito,
1 ano atrás