Em uma reação entre os elementos genéricos X, com 53 elétrons, e Y, com 38 elétrons. Depois de fazermos a sua distribuição eletrônica, podemos afirmar que o composto mais provável formado pelos elementos é
Soluções para a tarefa
Olá!
É uma boa questão.
Ao fazer a distribuição eletrônica, temos os seguintes resultados:
X: ...5s2 4d10 5s5
Y: ...3d10 4p6 5s2
Em química existem algumas maneiras de descobrir qual é a posição de um elemento na tabela periódica sem ter a mesma em mãos.
O número de elétrons na camada de valência de um elemento da família A demonstra em qual família ele está, isto é, o número de eletrons na última camada é o número da família (para elementos representativos). Com isso temos que X está na família 7A (halogênios), já que a última camada (5) tem 5s2 e 5s5.
Para Y temos que sua camada de valência apresenta 2 elétrons, já que só temos o 5s2 como sendo o subnível ocupado, portando ele está na família dos alcalino-terrosos (2A).
A questão pede o composto provável, pois bem:
ÁCIDO - Temos que um ácido é uma substância molecular, isto é, formada por elementos não-metálicos. Portanto não pode ser um ácido, visto que Y pertence a família 2A (metais terrosos)
BASE - Uma base é um composto iônico, já que possui elementos metálicos ligados a sua estrutura. As bases possuem elementos metálicos, porém eles estão ligados a uma hidroxila (OH), ou seja, nada de halogênios. Também não pode ser uma Base.
SAL - Sal é um composto iônico formado geralmente pela neutralização total de um ácido e uma base. É formado por uma parte metálica proveniente da base e uma parte molecular, proveniente do ácido.
O provável composto formado pelos dois é provavelmente um SAL.
Provável fórmula: YX2 ou X2Y